Paraná ganha Centro de Atendimento Integrado para Crianças vítimas de violência 02/08/2021 - 20:37

O Paraná foi escolhido para implantação do primeiro Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência. O projeto piloto será no município de Paranaguá, região Litorânea, e contará com investimento do Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, no valor de R$ 1,6 milhão, recurso deliberado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca) e aprovado pelo Fundo da Infância e da Adolescência (Fia).

O protocolo de intenções foi assinado nesta segunda-feira (02) pela ministra Damares Alves, pelo vice-governador Darci Piana, pelo secretário de estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, pelo secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha e pelo prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.

“Esta iniciativa é fruto de uma parceria do governo do Paraná com o governo federal, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que mostra integração na política pública para beneficiar as nossas crianças”, afirma o secretário Ney Leprevost complementando que o centro é uma iniciativa pioneira, que servirá de modelo para o resto do país.

O secretário Ney destacou ainda que a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho tem atuado de forma dinâmica para a garantia de direitos das crianças e dos adolescentes. “Temos programas importantes lançado nesta gestão como a Força-Tarefa Infância Segura, os Órfãos da Covid e o Orçamento Criança e Adolescente, que mostra a transparência do Governo do Estado na utilização dos recursos”, detalha Leprevost.

“O Paraná hoje é uma referência na defesa do direito das crianças e dos adolescentes. Além do centro, que vai colocar em prática o atendimento interdisciplinar, o Estado será o primeiro a ter todos os seus conselhos tutelares completamente equipados”, detalha o secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha.

Também está sendo repassado 30 carros para serem utilizados pelos conselhos tutelares do Estado. Os veículos foram adquiridos com emendas de parlamentares paranaenses na Câmara dos Deputados e no Senado.

“Queremos que todos olhem para o Paraná e vejam o excelente trabalho que o governador Ratinho Junior e o secretário Ney Leprevost estão fazendo para proteger as crianças”, afirma a ministra Damares.

O evento contou com presença da primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, secretários de estado, autoridades municipais, deputados federais, deputados estaduais, além do prefeito Marcelo Roque de Paranaguá.

(Via Assessoria de Imprensa)