Políticas Públicas, acessibilidade e tecnologia assistiva são os eixos centrais da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência 16/12/2021 - 08:12

Com o objetivo de apontar prioridades nas ações a serem desenvolvidas nas políticas públicas, e na observância dos direitos das pessoas com deficiência em todo o Paraná, a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), por meio do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência, e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência está realizando a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná. O evento foi iniciado na terça-feira, de forma híbrida, sendo que a presencial está sendo realizada nas dependências do auditório Poty Lazzarotto no Museu Oscar Niemeyer (MON), e a online via Youtube da Secretaria através do endereço eletrônico: abre.ai/sejufparana.

A garantia de direitos das pessoas com deficiência e sua inclusão social é uma das prioridades no governo Carlos Massa Ratinho Junior, e a Conferência tem como proposta abordar o cenário atual e futuro na implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência e também o direito à inclusão das Pessoas com Deficiência.

“Espero que todos os envolvidos nesta Conferência aproveitem sua realização para promover uma virada, capaz de gerar mudanças de verdade em relação a discussão das propostas para a criação de políticas públicas para as pessoas com deficiência. Essa pandemia, que enfrentamos ao longo de 2021, mostra o quanto é importante  colocarmos em primeiro lugar a pauta dos direitos humanos. A pauta dos direitos da pessoa com deficiência, da inclusão, da acessibilidade. Tem que existir respeito e igualdade para quem é diferente nesse país. A pessoa que tem uma deficiência não é melhor, nem pior do que qualquer da pessoa, ela tem que ter os mesmos direitos e esta Conferência é a oportunidade de propor melhorias para as políticas públicas. Então espero que todos se concentrem, que foquem o máximo que puderem nesses dias para fazer essa virada, para que o mundo seja mais  cooperativo, mais humano, mais solidário”, disse o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

CONFERÊNCIA BEM PRESTIGIADA – No primeiro dia de Conferência o destaque foi a presença do Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Dr. Cláudio de Castro Panoeiro, acompanhado da Dra. Daniela Martins. Ele relatou que o destino quis que eles participassem de sua primeira conferência justamente no estado do Paraná, “mas como na vida não existem casualidades, talvez isso se deva pelo protagonismo que o Paraná vem alcançando na efetivação de direitos das pessoas com deficiência, muito pelas mãos do Chefe de Departamento Felipe Braga Cortes e Coordenadora de Departamento Quelen Coden que são verdadeiros guerreiros que lutam ao nosso lado para efetivação dos nossos direitos enquanto pessoas com deficiência”.

O Dr. Claudio de Castro Panoeiro, realizou uma palestra com o tema “Avaliação Biopsicossocial da Deficiência”, explanando quais os caminhos viáveis para a avaliação biopsicossocial da proficiência e quais as suas sequências para todos enquanto indivíduos com deficiência.

ALCANCE DA CONFERÊNCIA – Dada a sua relevância, já em seu primeiro dia, na tarde de terça-feira (14/12), a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, teve 543 participantes via Plataforma de Participação do MDH, e mais 1.292 pessoas acompanhando a transmissão ao vivo, via plataforma do Youtube da Sejuf, além de dezenas de representantes dos segmentos da sociedade civil e de entidades que atuam com as pessoas com deficiência de todo estado, especialmente convidadas para as atividades presenciais no MON.

Felipe Braga Cortês, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e Chefe do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Sejuf, ressaltou os temas da Conferência: “São pautas relevantes e que certamente trarão um novo olhar para a causa da pessoa com deficiência no Paraná, sobretudo no que diz respeito às Políticas Públicas que temos implementado nestes últimos anos. Acreditamos que a contribuição dos conferencistas, com palestras e fóruns, será muito grande e positiva para a composição deste novo cenário”.

As estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada à participação das pessoas com deficiência, o acesso das pessoas com deficiência para a construção de Políticas Públicas, o financiamento de Políticas Públicas para a pessoa com deficiência e a Acessibilidade e Tecnologia Assistiva são os eixos centrais da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

(Via assessoria de imprensa – Josias Lacour).