Pontal do Paraná recebe Paraná em Ação e Justiça no Bairro nesta semana 25/04/2023 - 09:24

Nesta quinta e sexta-feira (27 e 28), o município de Pontal do Paraná, no Litoral do Estado, recebe a feira de serviços Paraná em Ação e o programa Justiça do Bairro, iniciativas que disponibilizarão uma série diversos serviços gratuitos, como confecção de documentos, orientação jurídica, intermediação de vagas de emprego e cadastramento em programas sociais.

A ação é promovida em conjunto pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju), e pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). A iniciativa conta com apoio da prefeitura de Pontal do Paraná, garantiu o ginásio de esportes da Escola Municipal Luiz Antônio Amatuzzi de Pinho para a realização do evento.

“Estamos unindo forças, Governo do Estado, Poder Judiciário e municípios para levar cidadania, inclusão e serviços públicos para os paranaenses. É o diferencial desta gestão do Estado fazer parcerias importantes, com todas as esferas da administração pública e com a sociedade civil organizada”, disse o secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda.

Durante os dois dias, a população poderá providenciar Carteira de Identidade, com apoio da Polícia Civil, CPFs, carteira do programa ID Jovem (que abre acesso a uma série de serviços), CNH Digital, Título de Eleitor, Carteira do Trabalho Digital, Carteira do Autista e Passe Livre. Também será possível se inscrever em programas estaduais como o Nota Paraná (que devolve ao consumidor parte do ICMS cobrado nas compras do compras no comércio e dá prêmios mensais em dinheiro), Energia Solidária, Água Solidária, e Casa Fácil Paraná.

Serão disponibilizadas vagas de emprego, através da Agência do Trabalhador Itinerante, orientação socioassistencial para mulheres vítimas de violência, por meio do Ônibus Lilás, e diversos serviços municipais e atividades de lazer para toda a família.

JUSTIÇA NO BAIRRO – Pelo programa Justiça do Bairro serão oferecidos os serviços de atendimento para a resolução de conflitos na área da família, orientação jurídica diversa e reconhecimento de união estável. O programa é uma iniciativa do Poder Judiciário do Paraná e visa proporcionar à população em situação de vulnerabilidade econômica o acesso à justiça de forma célere, efetiva e desburocratizada.

“Agora é a oportunidade para quem precisa regularizar diversas situações jurídicas, fazer algum esclarecimento e receber orientação jurídica. Divórcio consensual, pedido de guarda, uma dissolução de união estável, reconhecimento voluntário de paternidade, várias questões que o cidadão pode resolver em horas”, declarou a desembargadora Joeci Machado de Camargo, coordenadora do programa pelo TJ-PR.

PARCERIAS – Participam da ação, Copel, Sanepar, Detran, Cohapar, Fomento Paraná, Celepar, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Penal, além das Secretarias de Desenvolvimento Social e Família (Sedef), da Mulher e Igualdade Racial (Semi), da Fazenda (Sefa), e do Trabalho, Qualificação e Renda (Setr), Serviço Social do Comércio (Sesc-PR), Ministério Público (MP-PR) e Defensoria Pública (DPE).

Pela prefeitura de Pontal serão disponibilizados serviços como atualização do CadÚnico por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), e ações da Secretaria de Meio Ambiente, como o cadastramento para castração gratuita de pets. “Eu quero agradecer a toda equipe que estará neste trabalho em prol da nossa população”, afirmou o prefeito Rudão Gimenes.

Serviço:

Data: quinta e sexta-feira (27 e 28 de abril)

Local: Ginásio da Escola Municipal Luiz Antônio Amatuzzi de Pinho

Rua Corais, 935 - balneário Shangri-lá.