Programa “Nossa Gente” da Secretaria da Justiça e Cohapar está garantindo moradia para mais 1.454 famílias 09/10/2020 - 17:18

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e da Cohapar, tem o objetivo de melhorar as condições de vida da população paranaense e com o Programa Nossa Gente Paraná vai proporcionar o direito à moradia digna para mais 1.454 famílias que se encontram em vulnerabilidade social. No momento já estão sendo construídas 970 unidades habitacionais e mais 484 novas moradias já foram contratadas pelo programa, em um investimento que supera R$ 104 milhões.

“É fundamental que possamos levar dignidade, inclusão e oportunidades para estas famílias terem uma vida melhor”, disse o secretário da Sejuf, Ney Leprevost.

Neste mês de outubro serão entregues novas moradias pelo projeto de redução do déficit habitacional que faz parte do Nossa Gente para os municípios de Coronel Vivida (21 unidades), Itapejara D’ Oeste (15 unidades), Manfrinópolis (10 unidades), Mangueirinha (11 unidades), Marmeleiro (40 unidades) e Salgado Filho (17 unidades).

No mês de setembro, foi autorizado também pelo Governo do Paraná o início das obras de moradias do programa em mais sete municípios: Cafezal do Sul (10 unidades), Centenário do Sul (30 unidades), Fênix (29 unidades), Flórida (32 unidades), Guaíra (23 unidades), Itaguajé (36 unidades), Lunardelli (28 unidades), Marumbi (50 unidades) e Nova Aurora (18 unidades).

Os recursos são de financiamento obtido pelo Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Este financiamento internacional obtido pelo Estado custeou todas as despesas dos imóveis, repassados sem custos para os beneficiários.

De acordo com o diretor-presidente da Cohapar, Jorge Lange, "os projetos habitacionais vinculados ao Nossa Gente Paraná vão ao encontro das necessidades da parcela mais carente da população paranaense. Por meio do trabalho integrado da Sejuf e Cohapar junto aos municípios, o Governo do Estado está auxiliando na melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, ao mesmo tempo em que faz a economia dos municípios girar com altos investimentos na construção civil".

O Nossa Gente Paraná atende famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. O processo de seleção é feito por uma Câmara Técnica do município, com base no cadastro de candidatos da Cohapar. As famílias já participavam de programas sociais na cidade.

Para integrar outros projetos da Cohapar é necessário fazer um cadastro no site da companhia. As inscrições devem ser preenchidas pelo endereço eletrônico cohapar.pr.gov.br/cadastro. As inscrições valem dois anos e o cadastro deve estar sempre atualizado.

(Via Assessoria de Imprensa – Luiz G. Mazza Neto)