Programa da Sejuf proporciona que 80 idosos de Wenceslau Braz conheçam o mar de Guaratuba 23/04/2022 - 12:19

Neste final de semana, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), através do Departamento de Políticas de Apoio à Pessoa Idosa, proporcionou para um grupo de 80 idosos do município de Wenceslau Braz uma experiência inédita: o primeiro contato deles com o mar. Um sonho esperado por toda a vida por essas pessoas, que integram o Centro de Convivência dos Idosos. A expectativa de todos foi refletida nas palavras de dona Maria dos Santos, de 85 anos. “Sempre que vejo o mar nas imagens da televisão, ficava imaginando como seria gratificante ter contato pessoal com ele, molhar os pés nele e comprovar se a água é salgada mesmo. Agora, vejo meu sonho realizado”, disse.

“Proporcionar que sonhos se realizem é oportunizar o verdadeiro exercício da cidadania a todos os paranaenses. Quando isso acontece com a pessoa idosa, torna-se ainda mais gratificante e enriquecedor. A magia do mar encanta, sobretudo às pessoas que o conhecem apenas pela televisão. O contato direto é uma experiência extraordinária, que resulta em muita alegria. Em virtude disso, programas como os dos Centros de Convivência que o governo do Paraná realiza, ganham ainda mais relevância na construção de uma sociedade mais justa e menos desigual”, comenta o secretário Rogério Carboni, da Justiça, Família e Trabalho do Paraná.

Para a chefe do Departamento da Política para Pessoa Idosa e presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi/PR), Adriana Oliveira, “a parceria entre o Cedi/PR e a gestão Sejuf é fundamental para o repasse, viabilidade e execução dos recursos, bem como para a promoção, proteção e garantia dos direitos da pessoa idosa”.

CENTROS DE CONVIVÊNCIA – Os Centros de Convivência da Pessoa Idosa atende a uma das metas do Governo do Estado que objetiva ampliar esse serviço nos municípios do estado. A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) promoveu em março de 2022, um repasse na modalidade fundo a fundo (Deliberação 018/2021), no valor de R$ 6.020.000,00 para 44 municípios do Paraná. O recurso é do Fundo Estadual do Idoso (Fipar) e deliberado pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi/PR). Sua finalidade é exclusivamente a execução de projetos, programas e ações ações voltadas à pessoa idosa, através da implementação dos Centros de Convivência. O objetivo é oferecer aos municípios contemplados suporte financeiro para a execução de suas políticas e ações direcionadas à pessoa idosa de nosso estado.

WENCESLAU BRÁS - O município de Wenceslau Brás, após a análise e avaliação dos critérios, foi um dos contemplados. Uma de suas ações previstas no Plano de trabalho e aprovado pelo Cedi, foi proporcionar a 80 dos seus idosos a oportunidade de uma viagem para Guaratuba para conhecer o mar.

MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS - Os pagamentos foram liberados para 44 municípios classificados (veja abaixo a lista deles) para desenvolver em 2022 a implementação de projetos, programas e ações, inclusive os Centros de Convivência para Idosos.

Classificação Geral dos Municípios – Repasse Fundo a Fundo Deliberação 018/2023 CEDI-PR

1º. São José dos Pinhais

2º Pinhais

3º Paranavai

4º Sarandi

5º Cornélio Procópio

6º União da Vitória

7º Dois Vizinhos

8º São Matheus do Sul

9º Laranjeiras do Sul

10º Rio Negro

11º Campina Grande do Sul

12º Quedas do Iguaçu

13º Santa Helena

14º Colorado

15º Chopinzinho

16º Wenceslau Braz

17º Reserva

18º Bela Vista do Paraíso

19º Ribeirão do Pinhal

20º Uraí

21º Engenheiro Beltrão

22º Alto Paraná

23º Santa Isabel D´Oeste

24º Palmital

25º São João

26º Nova Londrina

27º Salto do Lontra

28º Mallet

29º Bituruna

30º Itapejara D´Oeste

31º Santa Fé

32º Rio Azul

33º Céu Azul

34º Candói

35º Formosa do Oeste

36º Cantagalo

37º São Jerônimo da Serra

38º General Carneiro

39º São Jorge do Patrocínio

40º Verê

41º Bocaiúva do Sul

42º Califórnia

43º Paranacity

44º Rondon