Programas Nossa Gente da Secretaria de Justiça e Casa Fácil da Cohapar viabilizam 119 casas para famílias de Cantagalo 19/11/2021 - 08:06

Mais 119 casas populares foram entregues no município de Cantagalo, região Centro-Sul do Paraná. O empreendimento, batizado de Residencial Vila Chemin, foi viabilizado cm recursos dos programas estaduais Nossa Gente, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, e Casa Fácil, da Cohapar. A inauguração do conjunto contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O investimento foi de R$ 12,5 milhões do Governo do Estado obtido através de um financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O trabalho foi coordenado de forma integrada pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Cohapar e a Prefeitura de Cantagalo com o intuito de atender a parcela mais carente da população. Os imóveis do conjunto residencial possuem modelos com 42, 49 e 50 metros quadrados, com unidades adaptadas para pessoas com deficiência conforme cota prevista na política estadual de habitação. Todas as unidades possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, em lotes que possibilitam futuras ampliações pelos moradores.

“Estamos priorizando programas de grande alcance social, como a construção de casas para famílias em situação de alta vulnerabilidade social, proporcionando dignidade aos que mais precisam”, afirma o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega, disse que o investimento é prova do esforço do Governo do Estado em atender aos municípios. “São obras de infraestrutura para o município em um convênio de sucesso. Vamos comprar equipamentos para atender a sede e a área rural do município. Tudo isso para transformar a vida das pessoas”, afirmou.

O prefeito de Catangalo, João Konjunski, destacou a parceria com o Governo do Estado para favorecer à população mais vulnerável. “É uma população muito menos favorecida, que a partir de hoje vai ficar muito bem colocada em 119 novas casas. É uma nova vida para quem mora aqui: um bairro nobre, com asfalto, esgoto, luz e água”, destacou.

NOSSA GENTE – Os projetos habitacionais desenvolvidos no âmbito do programa Nossa Gente já resultaram na entrega de 815 casas a famílias paranaenses em situação de vulnerabilidade social desde 2019. Outras 637 unidades estão com obras em estágio avançado e deverão ser entregues até o fim do próximo ano, totalizando R$ 108 milhões em investimentos do Governo do Estado no período.

Segundo Tamara Zázera Rezende, coordenadora do Programa Nossa Gente Paraná, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, "as famílias beneficiadas residiam em situação de risco ou condições precárias. Durante o período das obras, receberam aluguel social e acompanhamento familiar pelo Programa, e agora retornam para um bairro totalmente requalificado".

(Via assessoria de imprensa – Josias Lacour)