Projeto Caixa D'Água Boa, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho com a Sanepar, já beneficiou 4 mil famílias e vai atender mais 1500 famílias até junho
12/01/2022 - 10:00

Depois de beneficiar 4 mil famílias em 143 municípios, o projeto Caixa d'Água Boa, coordenado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), por meio da Coordenadoria da Unidade Técnica do Programa "Nossa Gente Paraná", e em parceria com a Sanepar, está sendo expandido para sua 4ª fase. A meta agora da gestão Ratinho Junior é atender mais 1500 famílias em mais 51 municípios até junho de 2022. O secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, lembra que apenas em 2021, em sua terceira fase, o Caixa d´Água Boa beneficiou 1.800 famílias em 64 municípios.

“Queremos levar este projeto para o maior número possível de municípios. Ter água em casa é fundamental para a saúde, a higiene e a alimentação”, afirma o secretário Ney Leprevost. Ele explica ainda que o Caixa D’Água é uma das estratégias do governo Carlos Massa Ratinho Junior para combater a pobreza.

No projeto, a Sanepar disponibiliza uma caixa d'água de 500 litros e um kit de instalação para as famílias em situação de vulnerabilidade social. A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho oferece subsídio financeiro de R$ 1.000,00 (mil reais) para viabilizar a instalação do kit e também o treinamento de como instalar.

FUNÇÃO SOCIAL - O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, destaca a importância do Caixa D'Água Boa e a parceria da Companhia com o Governo e com os municípios: “A Sanepar tem uma importante função social e um compromisso com o governo e municípios de levar saúde para todo o Estado. Esse projeto consegue melhorar a vida das famílias e é muito importante para a Sanepar fazer parte dessa melhoria".

PÚBLICO-ALVO - Para participar do Caixa D’Água Boa, as famílias precisam atender cumulativamente aos seguintes critérios: residir em município que possua contrato de concessão ou programa vigente com a Sanepar; residir em domicílio abastecido pela Sanepar e que não possua caixa d'água; possuir renda de até meio salário mínimo nacional por pessoa; estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e encontrar-se em situação de vulnerabilidade social conforme o Índice de Vulnerabilidade das Famílias (IVFPR) do Programa “Nossa Gente Paraná”.

Os próximos municípios a receberam o projeto são: Alto Paraíso, Antônio Olinto, Bituruna, Boa Espeança e Boa Esperança do Iguaçu, Bom Sucesso do Sul, Campo Bonito, Candói, Centenário Do Sul, Coronel Vivida, Diamante do Sul, Diamante D’Oeste, Faxinal, Guaíra, Prudentópolis, Inácio Martins, Inajá, Ipiranga, Itaguagé, Jardim Alegre, Jundiaí do Sul, Laranjal, Mangueirinha, Maria Helena, Marilândia do Sul, Mato Rico, Mauá da Serra, Nova Esperança do Sudoeste, Novas Laranjeiras, Nova Tebas, Pinhão, Querência do Norte, Quinta do Sol, Rio Azul, Rio Bonito do Iguaçu, Roncador, Salgado Filho, Santo Antônio do Sudoeste, Santa Izabel do Oeste, São João do Caiuá, São José da Boa Vista,  São Pedro do Iguaçu, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Tamarana, Três Barras do Paraná, Turvo, Vera Cruz do Oeste, Virmond, Wenceslau Braz e Itaúna do Sul.

Prêmio ODS – O projeto Caixa D´Água Boa, do governo Carlos Massa Ratinho Junior, conquistou no final de 2021 o prêmio ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) na área do setor público. A iniciativa promovida anualmente, é o reconhecimento do Sesi às indústrias, empresas, instituições públicas, organizações da sociedade civil e instituições de ensino que estão atuando em prol dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) no Paraná.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca).