Projeto Caixa D’Água Boa da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho em parceria com a Sanepar vai beneficiar mais 1.500 famílias paranaenses 29/03/2022 - 10:23

O vice-governador Darci Piana, o secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho, e o presidente da Sanepar, Claudio Stabile, anunciaram nesta segunda-feira (28) a Fase 4 do Projeto Caixa d’Água Boa Paraná, que vai beneficiar mais 1,5 mil famílias em 51 municípios do Estado. O evento, realizado no Palácio Iguaçu, reuniu ainda prefeitos e representantes das cidades beneficiadas pelo projeto.

“É um programa extraordinário, de um alcance social incrível. Apoio social que é uma das grandes marcas do governo Ratinho Junior. Essa ação se soma a tantas outras, como as tarifas sociais de água e energia elétrica e o cartão Comida Boa, que ajuda a qualificar a alimentação dos paranaenses mais vulneráveis”, ressaltou Darci Piana.

“O Caixa d’Água Boa é uma das estratégias do Governo de combate à pobreza. Levamos a água potável para dentro da casa de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. Ter água em casa é sinônimo de higiene e saúde e um dos nossos objetivos é proporcionar melhor qualidade de vida aos paranaenses”, afirmou o secretário Ney Leprevost.

As ações da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e da Sanepar já beneficiaram 4 mil famílias em 143 municípios do Estado. No Caixa d’Água Boa, a Sanepar fornece uma caixa d’água de 500 litros para as famílias e a secretaria repassa um auxílio de R$ 1 mil para viabilizar a instalação.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, destaca a importância do Caixa d'Água Boa e a parceria da Companhia com a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e com os municípios. “A Sanepar tem uma importante função social e um compromisso com o governo e municípios de levar saúde para todo o Estado. Esse projeto consegue melhorar a vida das famílias e é muito importante para a Sanepar fazer parte dessa melhoria”, afirmou.

Municípios – Os próximos municípios a receberam o projeto são: Alto Paraíso, Antônio Olinto, Bituruna, Boa Esperança, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Sucesso do Sul, Campo Bonito, Candói, Centenário Do Sul, Coronel Vivida, Diamante do Sul, Diamante d’Oeste, Faxinal, Guaíra, Prudentópolis, Inácio Martins, Inajá, Ipiranga, Itaguagé, Jardim Alegre, Jundiaí do Sul, Laranjal, Mangueirinha, Maria Helena, Marilândia do Sul, Mato Rico, Mauá da Serra, Nova Esperança do Sudoeste, Novas Laranjeiras, Nova Tebas, Pinhão, Querência do Norte, Quinta do Sol, Rio Azul, Rio Bonito do Iguaçu, Roncador, Salgado Filho, Santo Antônio do Sudoeste, Santa Izabel do Oeste, São João do Caiuá, São José da Boa Vista, São Pedro do Iguaçu, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Tamarana, Três Barras do Paraná, Turvo, Vera Cruz do Oeste, Virmond, Wenceslau Braz e Itaúna do Sul.

Público-alvo – Para participar do Caixa d’Água Boa as famílias precisam atender cumulativamente aos seguintes critérios: residir em município que possua contrato de concessão ou programa vigente com a Sanepar; residir em domicílio abastecido pela Sanepar e que não possua caixa d'água; possuir renda de até meio salário mínimo nacional por pessoa; estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e encontrar-se em situação de vulnerabilidade social, conforme o Índice de Vulnerabilidade das Famílias (IVFPR) do Programa Nossa Gente Paraná.

Prêmio desenvolvimento sustentável – O projeto conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e conquistou no final de 2021 o prêmio ODS na área do setor público. A iniciativa promovida anualmente é o reconhecimento do Sesi às indústrias, empresas, instituições públicas, organizações da sociedade civil e instituições de ensino que atuam em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Paraná.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)