Projetos sociais voltados às crianças, adolescentes, pessoa idosa e pessoas com deficiência recebem até dia 31 de maio doações do Imposto de Renda 27/05/2021 - 18:30

Os Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e dos Direitos do Idoso (Cedi), com seus fundos, e o projeto “Parque Acessível” do Departamento de Políticas da Pessoa com Deficiência ambos vinculados à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) continuam abertos para arrecadação de recursos pelo Banco de Projetos. O prazo para doar vai até segunda-feira (31).  

“As doações através do imposto de renda tem impacto fundamental no apoio e fortalecimento dos projetos sociais”, enfatizou o secretário de Justiça, Ney Leprevost.

O Banco de Projetos destina recursos recebidos por meio de processo de dedução do Imposto de Renda, de até 1% sobre o lucro real no caso de pessoas jurídicas e até 6% para pessoas físicas, às organizações governamentais e não governamentais que tiveram seus projetos aprovados nos conselhos. As doações cofinanciam o projeto total ou parcial.  

Banco de Projetos da Sejuf - Podem se habilitar à captação de recursos, pelo Banco de Projetos, Organizações da Sociedade Civil e órgãos da Administração Pública Direta e Indireta que executam ações voltadas a garantia dos direitos da criança, adolescentes e suas famílias ou para idosos, visando a efetivação dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto do Idoso.

Todas as propostas inscritas no Banco de Projetos ficarão aptas à captação de recursos pelo período de dois anos, contados da data de sua inclusão, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual prazo.

Para doar e acompanhar os projetos cadastrados no Banco de Projetos basta acessar os links abaixo e seguir o passo a passo.

CEDCA: http://www.justica.pr.gov.br/Pagina/Contribua-com-o-FIA-Estadual-Parana

CEDI: http://www.cedi.pr.gov.br/Pagina/Fipar

PARQUE ACESSÍVEL: http://www.justica.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-01/post_parque_acessivel_unico.pdf.

 

BOX 1

Doações são fundamentais para implantar brinquedos acessíveis em Parques Públicos do Paraná

O projeto do Departamento de Política para Pessoa com Deficiência da Sejuf consiste na implantação de kits brinquedos acessíveis em parques públicos, permitindo assim a integração entre crianças com e sem deficiência. O kit tem um carrossel acessível, uma balança acessível e uma gangorra adaptada. Todos os brinquedos possibilitam a utilização de todas as crianças.

Toda pessoa física ou jurídica pode doar parte do seu Imposto de Renda ao Projeto Parque acessível, para isso existem 2 formas: “doações no ato da declaração” e “na própria declaração”. O valor total para a execução desse projeto é de R$ 943.875,90.

CONTRIBUIÇÕES - Para a funcionária da Celepar, Luciana Becker, “poder contribuir com esse projeto foi uma alegria. Foi a primeira vez que fiz doação direta na Declaração, foi muito fácil e fico feliz em contribuir com um projeto tão nobre e único, bom que deu tudo certo”, comentou.

A iniciativa também tem sido divulgada pela contadora Izabel Cristina Doi, “tenho divulgado a todos os meus clientes, pois o projeto é inovador e necessário para as crianças com necessidades especiais. Apesar da característica obrigatória do IRPF é possível ir além, e destinar uma parte para ajudar projetos sociais. Essa iniciativa precisa ser divulgada e incentivada entre os contribuintes do imposto de renda, assim como aos contadores para oferecerem aos seus clientes. É uma ajuda muito importante aos projetos e às pessoas que precisam, sem pagar mais nada por isso, e sem tirar dinheiro do bolso”, disse.

Abaixo a lista de municípios onde serão executadas as ações do projeto Parque Acessível:

Curitiba, Araucária, Campo Largo, Ibiporã, Campina Grande do Sul, Londrina, Paranaguá, Castro, Irati, Prudentópolis, Ponta Grossa, Araponga, Paranavaí, Rolândia, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Pinhais, Campo Mourão, Cianorte, Goioerê, Cascavel, Apucarana, Sarandi, Siqueira Campos, Astorga, São José dos Pinhais, Cambé, Ortigueira, Loanda, Santo Antônio da Platina, Foz do Iguaçu, Piraquara, Mandaguari, União da Vitória, São Miguel do Iguaçu, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pato Branco, Palmas, Guaratuba, Guarapuava, Umuarama, Francisco Beltrão, Lapa, Mandirituba, Toledo, Almirante Tamandaré, Telêmaco Borba, Ivaiporã, Cornélio Procópio.

Para saber como fazer a sua doação acesse: http://www.justica.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-05/flyer_parques_acessiveis_new_-_copia.pdf

(Via Assessoria de Imprensa – Tamara Dalcanale / Luiz G. Mazza Neto).

GALERIA DE IMAGENS