Representantes da sociedade civil tomam posse no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência 13/04/2022 - 21:52

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho realiza nesta segunda-feira (18) no Espaço Fani Lerner, 7º andar, do Palácio das Araucárias, Centro Cívico, em Curitiba, a posse dos novos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência-Coede/PR para o biênio 2022-2024. Após a posse, os conselheiros vão eleger o presidente e vice-presidente. Pelo sistema de revezamento da presidência, desta vez o novo presidente virá da representação da sociedade civil.

Os 12 novos conselheiros em conjunto com os 12 representantes do Poder Público, empossados anteriormente, assumirão as seguintes áreas de atuação: deficiência física, deficiência auditiva e/ou surdez, deficiência intelectual, deficiência visual e/ou cego, transtorno global do desenvolvimento e múltipla deficiência. O Coede é um órgão consultivo, deliberativo, fiscalizador e articulador das políticas públicas, que tem como objetivo principal assegurar os direitos da pessoa com deficiência. Compete ao Conselho acompanhar o planejamento e a execução das políticas públicas, programas setoriais e a implementação da Política Nacional para Integração desse público.

“A participação popular é muito importante para o exercício pleno da cidadania. E o Conselho é uma oportunidade de juntos, representantes da Sociedade Civil e Governo, avançarem cada vez mais em prol dos direitos das pessoas com deficiência”, afirma o secretário Rogério Carboni, da Justiça, Família e Trabalho.

O chefe do Departamento de Políticas para Pessoa com Deficiência da Sejuf, Felipe Braga Cortes, ressalta que “os novos representantes da sociedade civil agregarão positivamente ao trabalho desenvolvido em prol das pessoas com deficiência”.

Confira a relação das organizações da Sociedade Civil que serão empossadas na solenidade desta segunda-feira (18):

Associação de Pais  e Amigos dos Excepcionais de Matinhos; Associação dos   Deficientes Físicos de Apucarana (ADEFIAP); Associação Jacarezinhense de Reabilitação ao Deficiente  Auditivo e Atendimento ao Deficiente Visual (AJADAVI); Associação Medianeirense de Surdos (AMESFI); Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAES); Fundação Ecumênica   de Proteção ao Excepcional (FEPE); Instituto Paranaense de Cego (IPC); Associação dos Deficientes Físicos e Visuais de Francisco Beltrão (ADFV); Centro Ocupacional de Londrina (COL); Associação Mantenedora do Ensino Alternativo (AMENA); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cascavel e Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE).

TRANSMISSÃO AO VIVO PELO YOUTUBE - A posse dos novos representantes da sociedade civil no Coede/PR também será realizada de forma online com transmissão pelo link do YouTube da SEJUF: http://abre.ai/sejufparana