Rogério Carboni participa de reunião do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso 29/04/2022 - 11:04

Nesta quarta-feira (27), o secretário de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Rogério Carboni, fez questão de participar da primeira reunião do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi) desde o início da sua gestão. "Eu não poderia deixar de participar da reunião do Conselho e me colocar à disposição, dizer que estou aprendendo sobre todas as ações da Secretaria com muita humildade, estou há cerca de 20 dias aqui mas estou super animado. A ideia é organizar tudo aquilo que a gente possa executar, otimizar nossas ações, para que as pessoas lá na ponta sejam bem atendidas e isso que vai ser gratificante", disse. 

 

Os representantes da sociedade civil organizada elogiaram o gesto do novo secretário. "Esse conselho tem a missão de deliberar as políticas públicas para a pessoa idosa do Paraná inteiro e quem executa essas políticas é a Secretaria, então esse diálogo que o secretário Carboni está proporcionando é essencial para nós", disse José Araújo, representante da Sociedade Civil, entidade Ação Social do Paraná. 

 

A procuradora de justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Idoso e Pessoa com Deficiência (CAOPCD), Dra Rosana Beraldi Bevervanço, representante do Ministério Público no Cedi, aproveitou a oportunidade para marcar uma reunião com Carboni. "Nós precisamos conversar sobre algumas pendências que estão há mais de uma década em nossas mãos, que não são tão difíceis de solucionar. Seria um avanço extraordinário para o Paraná, tanto é que nós temos toda a boa vontade de colaborar, pois o Ministério Público sempre foi parceiro da Sejuf", disse.

 

Um dos pontos reivindicados pelos conselheiros foi a retomada de uma série de políticas executadas pela Sejuf que foram interrompidas em decorrência da pandemia de Covid-19. "Na pandemia nós tivemos um retrocesso com respeito à política e aos direitos da pessoa idosa. Então realmente precisamos de um secretário presente porque o trabalho da Sejuf tem uma importância vital para nós", destacou o Sr. Urandy do Val, que acompanhava a reunião presencialmente e é participante ativo das discussões do colegiado.

 

A ocasião também foi a oportunidade para o secretário Rogério Carboni conhecer as demandas vindas do interior, conforme apontou a Conselheira Bernadete Dal Molin Schenatto, representante da Associação dos Aposentados do Sudoeste do Paraná (IAPPESP). 

 

O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso – CEDI/PR é um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo e controlador da Política Estadual de Defesa dos Direitos do Idoso e atualmente tem como presidente a chefe de Departamento da Política da Pessoa Idosa da Sejuf, Adriana Santos de Oliveira, representante do segmento governamental.