Santin Roveda apresenta a Darci Piana ações da Secretaria da Justiça para 2024 16/01/2024 - 18:26

Nesta segunda-feira (15), o secretário da Justiça, Santin Roveda, se reuniu com o vice-governador do Paraná, Darci Piana, para apresentar as ações planejadas para 2024 e realizar um balanço do primeiro ano do desmembramento da pasta após a reforma administrativa no início de 2023.

Entre as áreas que foram destaque neste primeiro ano foi a reestruturação da Sistema Socioeducativo com a compra de 30 novas viaturas para os Censes (Centros de Socioeducação) e Casas de Semibiliberdade, em cerimônia que contou com a presença do vice-governador, a contratação de 40 servidores concursados na área de saúde, a divisão das 28 unidades socioeducativas em 4 regionais, e os mais recentes decretos que transformaram da Gratificação de Atividade Intramuros (GADI) em Adicional de Atividade Socioeducativa (AAS), o que valorizou a remuneração de 885 agentes de segurança.

Para o primeiro trimestre de 2024, o secretário Santin apontou as edições do programa Paraná em Ação em Matinhos e Pontal do Paraná, dentro da programação do Verão Maior Paraná, uma iniciativa inédita. O Paraná em Ação reúne diversos serviços públicos municipais, municipais e de parceiros do Judiciário e da sociedade civil, de maneira gratuita para toda a população.

Também estão sendo organizadas, a Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia, prevista para março, após a realização das conferências municipais e dos encontros presenciais em 10 mesorregionais com maior concentração da população migrante e refugiada.

O secretário aproveitou a oportunidade para apresentar os primeiros "insights" do mais novo programa da Secretaria de Justiça, o Cuida Paraná.