Santin Roveda é anunciado como novo secretário de Justiça e Cidadania do Paraná 28/02/2023 - 12:11

O Governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta terça-feira (27), o nome de Santin Roveda para ocupar o cargo de Secretário da Justiça e Cidadania, durante a segunda gestão.

Roveda é natural de União da Vitória, onde foi eleito para exercer o cargo de prefeito, em 2016. Em 2014 foi candidato a deputado estadual e em 2022 ficou com suplência de uma das cadeiras da Câmara dos Deputados pelo União Brasil.

A Secretaria de Justiça e Cidadania é um desmembramento da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho. O objetivo da nova pasta é ampliar a proteção de crianças e idosos, o sistema de garantia de direitos, o diálogo com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil, e coordenar, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, ações de enfrentamento a quaisquer violações.

A Secretaria de Justiça e Cidadania vai administrar a rede dos Centros de Socioeducação e Casas de Semiliberdade (Censes) para jovens em conflito com a lei; a proteção, defesa, educação e orientação ao consumidor; a prevenção, repressão e fiscalização do uso de entorpecentes; entre outros.

Santin Roveda é empresário, filho do ex-deputado federal Airton Roveda, é casado e pai de um filho.