Santin Roveda e reitor da UEM planejam parcerias com a Secretaria da Justiça 02/02/2024 - 10:00

O secretario da Justiça, Santin Roveda, visitou o campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) nesta quarta-feira (31). Na ocasião, Santin se reuniu com o reitor Leandro Vanalli para discutir projetos e parcerias nas áreas de atuação da Secretaria da Justiça e Cidadania, em especial, na área de Migrantes, Refugiados e Apátridas.

De acordo com a chefe de Gabinete da Reitoria, Maria Luisa Furlan Costa, a visita teve o intuito de buscar aproximações com os projetos desenvolvidos pela UEM nas áreas que fazem parte desta secretaria. “A conversa foi bastante produtiva e abriu possibilidades para parcerias futuras”, avalia. O professor Ademir Massahiro Moribe, pró-reitor de Administração, também participou da reunião.

De acordo com Moribe, foi reforçada a importância da parceria que a UEM está construindo junto com a Seju para o Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná (Ceim) que é uma referência para informações sobre serviços públicos instituído pela Secretaria.

A UEM é a terceira universidade a demonstrar interesse em estabelecer parcerias com a SEJU. Em dezembro do ano passado, foi oficializada o termo de cooperação entre diversos órgãos do Governo do Estado, capitaneados pela Seju, com todos os órgãos do Sistema de Justiça do Paraná e com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para efetivação do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos. Já no início de 2024, iniciou as inscrições para o curso de Pós-Graduação para servidores da Socioeducação, fruto de uma parceira entre a Seju, a Sedef, a Seti com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Migrantes - No Paraná, na área de atendimento à população migrante, a Secretaria da Justiça e Cidadania possui uma divisão específica dentro da Coordenação Estadual de Políticas para a Cidadania. O Cerma-PR, como instância de participação da sociedade civil e acompanhamento das políticas públicas na área, aprovou, em 2022, o 2º Plano Estadual para a Promoção e Defesa dos Direitos dos Migrantes, Refugiados e Apátridas.

A Seju conta também com o Centro Estadual de Informações para Migrantes, Refugiados e Apátridas (Ceim). Neste espaço (localizado no Centro de Curitiba), os migrantes têm acesso a uma série de serviços como regularização documental, cursos de português e profissionalizantes, confecção de currículos e intermediação de mão de obra, apoio na revalidação de diplomas e acesso aos serviços de saúde, educação e assistência social. O Ceim também participa da feira de serviços Paraná em Ação, levando os serviços prestados para os municípios do Interior e do Litoral

GALERIA DE IMAGENS