Santin Roveda participa do lançamento do E-Fórum pelo TJPR 20/02/2024 - 10:24

O secretário estadual de Justiça e Cidadania, Santin Roveda, participou nesta segunda-feira (19), do lançamento do projeto E-Fórum idealizado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). “É mais um projeto do TJ para que a justiça fique cada vez mais próxima dos paranaenses”, disse Roveda sobre a proposta de instalação de blocos modulares dos serviços da justiça nas cidades mais distantes.

O projeto, segundo o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, vai permitir mais agilidade no acesso aos serviços do Poder Judiciário e que os E-Fóruns devem começar a ser instalados a partir do segundo semestre de 2024. “Vai facilitar também o trabalho de juízes, promotores e dos serventuários da Justiça”, destacou Santin Roveda,

“O presidente do TJPR explicou que esse tipo de módulos possibilita a conexão de vários blocos e a instalação rápida da justiça com todos os serviços online de um fórum tradicional. Também pode servir para outros órgãos interessados em utilizar essa estrutura para outros serviços públicos”, completou.

Chamados de E-Fórum, os espaços deverão aproximar os atendimentos do sistema judiciário da população destas cidades, permitindo que comunidades mais remotas tenham acesso aos serviços prestados pelo Poder Judiciário.

Com projeto arquitetônico padrão, cada E-Fórum terá cerca de 60 metros quadrados, construído em formato modular, o que permite rápida instalação nas cidades. O sistema pré-moldado também permitirá mais conforto térmico e acústico, acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e segurança contra incêndios. O espaço será equipado com computadores para que a população tenha acesso, de forma online, aos mesmos serviços oferecidos nos fóruns tradicionais.

A ideia é que eles sejam instalados na área central das cidades, próximo a outros prédios públicos, como delegacias, prefeituras e câmaras de vereadores com o intuito de facilitar a segurança deles pelas forças de segurança pública do Estado e dos municípios.