Secretaria da Justiça, Cohapar e Paraná Edificações apresentam execução das ações do programa Nossa Gente Paraná aos representantes do BID 18/02/2021 - 18:25

A coordenação técnica do Programa Nossa Gente, vinculada à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf) participou nesta quinta-feira (18) de uma videoconferência com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para apresentar a execução do programa que tem como intuito reduzir a pobreza no Estado. A reunião contou com presença de membros da Cohapar e da Paraná Edificações.

“A Missão do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) é uma reunião de supervisão com o objetivo de acompanhar a execução do Programa Nossa Gente Paraná, uma vez que o mesmo é financiado com recursos do Contrato 3129/OC-BR entre o Estado do Paraná e o banco”, destacou o secretário da Justiça, Ney Leprevost.  

A videoconferência tratou da atualização sobre a composição da equipe de gestão do Programa e revisão e atualização do cronograma de finalização das obras de requalificação urbana (construção e reforma de moradias e melhoria de bairros nos municípios de Wenceslau Braz, Imbituva, Prudentópolis e Cantagalo). Além das obras de construção de CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) e ações do Programa como projeto Renda Agricultor Familiar, Inclusão Produtiva Solidária, Caixa d'Água, bolsas de empreendedorismo, transferência de renda, entre outras.

Também foram apresentados os resultados das entregas de moradias no segundo semestre do ano de 2020 e os avanços no acompanhamento das salvaguardas sociais e ambientais nas obras.

O especialista em proteção social do BID, Francisco Ochôa, que acompanha o Programa Nossa Gente Paraná, enalteceu o trabalho do Governo e destacou os bons resultados apresentados no componente de assistência social do projeto e os avanços na área da habitação.  

De acordo com o coordenador da Unidade Técnica do Programa Família Paranaense, Hirotoshi Taminato, “as reuniões acontecem anualmente para que o BID possa acompanhar os processos de obras que foram entregues e as unidades que serão entregues em 2021, destacando a transparência nos recursos de cada projeto”.  

Box 1

Governo realiza vistorias de obras em 13 municípios das regiões Norte, Norte Pioneiro, Nordeste e Oeste do Estado

A equipe técnica do programa Nossa Gente da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, junto com a Cohapar vão realizar nas próximas semanas as vistorias de obras das novas casas populares que estão sendo construídas nos municípios de Itaguajé, Centenário do Sul, Fênix, Lunardeli, Leópolis, Sertaneja, Marumbi, Cafezal do Sul, Guaíra e Nova Aurora, Flórida, Querência do Norte e Sta Cruz do Monte Castelo, localizados nas regiões Norte Pioneiro, Norte central, Noroeste e Oeste paranaense.

"O trabalho de fiscalização realizado pelas equipes da Cohapar e Sejuf garante que as construtoras contratadas via licitação para a execução das obras, estão cumprindo com todos os critérios de qualidade e segurança exigidos pelo BID e que os futuros moradores merecem", afirma o presidente da companhia, Jorge Lange.

As construções fazem parte do projeto de Redução do Déficit Habitacional do Nossa Gente. “O projeto de redução do déficit habitacional tem em seu planejamento a construção de novas casas que são compostas por sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço externo, com modelos de 32 metros quadrados e de 49 metros quadrados adaptados para pessoas com deficiência, conforme prevê a cota de atendimento do programa”, ressalta o secretário da Justiça, Ney Leprevost.   

Os projetos fazem parte de um trabalho integrado do Governo do Estado com a administração municipal e envolve investimentos de R$ 26.121.312,03 (vinte e seis milhões, cento e vinte e um mil, trezentos e doze reais e três centavos) obtidos pela Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com os aportes financeiros, as famílias beneficiadas receberão os imóveis de graça.

(Via Assessoria de Imprensa – Luiz G. Mazza Neto).

GALERIA DE IMAGENS