Secretaria da Justiça, Família e Trabalho contribui com crescimento de 26,5% no eleitorado de 16 e 17 anos habilitados para votar 28/04/2022 - 11:05

A parceria da Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), através da Coordenadoria da Juventude, com o Tribunal Regional Eleitoral, promoveu campanha de incentivo ao primeiro voto que resultou no crescimento de 26,5% no número de jovens eleitores, com idade entre 16 e 17 anos. Eles agora fazem parte do cadastramento e habilitação para votar nas eleições agendadas para o dia 2 de novembro deste ano. Os dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que durante o mês de março houve 54.796 alistamentos, enquanto em fevereiro a totalização foi de 43.135 jovens paranaenses. 

 

Para o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Rogério Carboni, "esse crescimento do número de jovens cadastrados para votar é um sinal positivo no processo democrático em nosso país. O jovem paranaense se mostra cada vez mais consciente da importância de seu papel nesse processo. Portanto, podemos esperar que ele aproveite os últimos dias permitidos pela legislação eleitoral e aumente ainda mais os números que destacam o Paraná como estado em que sua juventude tem real interesse de atuar ativamente no processo eleitoral deste ano”.

 

PARCERIA BEM SUCEDIDA - O crescimento da busca pelo exercício do voto entre os jovens paranaenses de um mês para o outro, este ano, deve-se à mobilização em massa de entidades como a Sejuf, e pessoas da sociedade civil, buscando estimular a juventude a emitir o título de eleitor, indo além de ações na web. Paralelamente, o Conselho Estadual de Juventude (Cejuv) está trabalhando ativamente na mobilização dos jovens para emitirem o título eleitoral e participarem do processo democrático de voto. Os conselheiros e as conselheiras, através das entidades eleitas para o Cejuv, estão fazendo visitas e campanhas nas escolas incentivando o público juvenil.

 

CRESCIMENTO ACIMA DA MÉDIA NACIONAL - Esse aumento no número de eleitores jovens no Paraná supera também a média nacional, que no mesmo período, teve aumento de 25,9%. “É importante para o estado do Paraná perceber que os jovens estão dispostos a ter voz ativa e participarem de momentos democráticos decisivos e a expectativa é que no próximo mês esse número cresça mais”, comenta o secretário estadual de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Rogério Carboni.

 

Além disso, de acordo com uma pesquisa, divulgada no dia 19 de abril, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), nove em cada dez adolescentes acreditam que o voto pode transformar a realidade atual. Também, dois em cada três jovens pretendem votar nas eleições de 2022. Para informações completas sobre a pesquisa do Unicef, acesse ao seguinte link: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/nove-em-cada-dez-adolescentes-acreditam-que-o-voto-tem-poder-para-transformar-realidade

 

ATENÇÃO PARA O PRAZO FINAL - As eleições de 2022 (primeiro turno) estão previstas para o dia 2 de outubro, mas o prazo para emitir o título de eleitor se encerra no próximo dia 4 de maio. Para jovens de 16 e 17 anos o voto é facultativo.

 

Mais informações para cadastramento eleitoral no TER/PR podem ser obtidas pelo Disque-Eleitor 0800 640 8400, ou através do link: https://www.tre-pr.jus.br/