Secretaria da Justiça, Família e Trabalho enaltece o fortalecimento da economia paranaense pelos trabalhadores rurais 27/07/2020 - 12:32

Em comemoração ao Dia do Agricultor Familiar (25 de julho) e ao Dia do Agricultor (28 de julho), o secretário da Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná (Sejuf), Mauro Rockenbach, reforça o agradecimento aos trabalhadores do campo que sustentam o Estado. “As datas em que se comemoram os dias do agricultor e do agricultor familiar é uma forma de homenagear esses trabalhadores do campo e da agricultura que trabalham noite e dia para abastecer e fortalecer a economia paranaense. Nosso especial agradecimento a todos esses profissionais da produção rural”.

A Sejuf com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) desenvolvem o projeto Renda Agricultor Familiar, que é uma ação do programa Nossa Gente criada em 2015, para ajudar e oportunizar as famílias que vivem no campo. Desde o início o projeto já atendeu até o momento mais de 5.600 famílias de 156 municípios.

O projeto tem como objetivo transferir recursos entre R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00 às famílias rurais em situação de vulnerabilidade social, que serão investidos na geração de renda e na melhoria da qualidade de vida, como pequenas reformas no saneamento básico, incentivo à produção para consumo próprio e impulso para o desempenho de atividades agrícolas, como compra de sementes, insumos e equipamentos. A família é acompanhada por um técnico rural do IDR que verifica a execução do recurso. Essas famílias, em geral, são agricultores familiares que subsistem da produção de suas pequenas propriedades. Também estão inclusas as populações indígenas, quilombolas, faxinalenses e pescadores.

O Renda Agricultor Familiar foi o vencedor do Prêmio SESI ODS 2019 por contribuir para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Inclusão Produtiva Solidária com famílias rurais em situação de vulnerabilidade -  Essa nova modalidade vai ampliar a proposta do renda agricultor e focar em ações coletivas de grupos familiares e comunitários, atendendo prioritariamente famílias indígenas e quilombolas em situação de vulnerabilidade social, acolhidas pelo Programa Nossa Gente Paraná, com renda per capita de até R$ 178,00 ou que participaram da primeira fase Renda Agricultor e aplicaram satisfatoriamente os recursos.