Secretaria da Justiça auxilia Defesa Civil no atendimento as famílias atingidas pelas chuvas 19/09/2019 - 12:52

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) está atuando em conjunto com a Defesa Civil nas ocorrências causadas pelos temporais da noite de quarta-feira e madrugada desta quinta (19/09). O secretário Ney Leprevost percorreu diversos bairros de Curitiba durante a madrugada para ver de perto os estragos e auxiliar no socorro a famílias que eventualmente estivessem desabrigadas.

Leprevost determinou que todos os departamentos da Sejuf coloquem seus programas sociais à disposição dos municípios atingidos que estiverem em estado de emergência ou calamidade pública. O governador Ratinho Junior, lembrou, está atento às necessidades de quem mais precisa.

Em reunião a manhã desta quinta, a Direção Geral da Sejuf e os departamentos da Secretaria definiram as ações a serem desenvolvidas. A Rede Família Solidária atuará no atendimento aos municípios para fazer os devidos encaminhamentos. Da mesma forma, os Escritórios Regionais estão coletando informações sobre os danos causados aos municípios e repassando as orientações para buscar atenuar as consequências das chuvas.

De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil, o temporal afetou 12.227 pessoas e danificou 3.222 residências em 21 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Centro e Centro-Sul do Estado.  Até agora, 127 pessoas estão desalojadas e oito desabrigadas.

Além de deixar a equipe de prontidão, a Sejuf vai prestar orientação técnica aos municípios sobre como proceder para a destinação de recursos fundo a fundo já repassados do Piso Paranaense de Assistência Social (PPAS). Para as prefeituras que já utilizaram os recursos, também poderá ser solicitada a antecipação de parcelas futuras. Para isso, porém, conforme determina a legislação estadual, é necessária a apresentação de todos os laudos comprobatórios exigidos para a Defesa Civil Estadual.

Caso algum município decrete Estado de Emergência, os repasses podem ser feitos automaticamente, conforme deliberação do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS). A documentação, porém, é fundamental para a liberação.

Ney Leprevost visita áreas afetadas

“Percorremos os bairros de Curitiba para ver de perto os estragos. Temos informações de problemas na Região Metropolitana e nos Campos Gerais. Por determinação do governador Ratinho Junior a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho está à disposição dos prefeitos para poder ajudar as famílias atingidas”.

Secretário Ney Leprevost