Secretaria da Justiça proporciona isenção tarifária às pessoas com deficiência pelo Programa Passe Livre Intermunicipal em mais 36 municípios do Paraná 28/10/2020 - 17:11

Conceder e oportunizar o acesso ao benefício de isenção tarifária no transporte coletivo intermunicipal para pessoas com deficiência é o foco do programa Passe Livre, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf). O benefício teve adesão neste mês de outubro de mais 36 municípios, totalizando agora 231 municípios habilitados ao programa. “O benefício estadual assegura a isenção tarifária nos transportes coletivos intermunicipais para pessoas com deficiência e renda familiar até dois salários mínimos regionais do Paraná”, explicou o secretário da Sejuf, Ney Leprevost.

Essa isenção se estende também às pessoas que possuem algumas doenças crônicas como insuficiência renal crônica, doença de Crohn, câncer, transtornos mentais graves, HIV, mucoviscidose, hemofilia e esclerose múltipla, desde que estejam em tratamento continuado fora do município de sua residência.

O programa Passe Livre passou por reestruturação no governo Ratinho Junior e todo o sistema está operando digitalmente, proporcionando maior rapidez e facilidade na concessão do benefício. Este processo para implantação do sistema online foi uma parceria do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Sejuf, com os Escritórios Regionais e a Celepar e tem um importante papel na agilidade e operacionalização do benefício.

Para solicitar a carteira do Passe Livre é necessário comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da residência. O Cras acessa o novo sistema eletrônico e, após a aprovação, a carteirinha chega em até 30 dias no endereço do solicitante, ou em outro endereço sugerido, ou mesmo no próprio Cras – conforme a opção escolhida por quem solicitou.

Os municípios que aderiram ao sistema passe livre são: Tuneiras do Oeste; Tapejara; Cidade Gaúcha; Cianorte; Pinhal de São Bento; Nova Esperança do Sudoeste; Dois Vizinhos; Santa Izabel do Oeste; Planalto; Nova Prata do Iguaçu; Flor da Serra do Sul; Cruzeiro do Iguaçu; Bela Vista da Caroba; Realeza; Pérola do Oeste; Marmeleiro; Ampere; Cornélio Procópio; Jataizinho; Santo Antônio do Paraiso; Arapoti; Carambeí; Castro; Jaguariaiva; Fazenda Rio Grande; Contenda; Apucarana; Bom Jesus do Sul; Nova Esperança; Uniflor; Mandaguaçu; Dr. Camargo; Primeiro de Maio; Miraselva; Florestópolis e Ubiratã.

Mais informações sobre o programa Passe Livre, podem ser obtidas através da página http://www.justica.pr.gov.br/Pagina/Programa-Passe-Livre

Obs: Foto registrada antes do período da pandemia.

(Via Assessoria de Imprensa – Luiz G. Mazza Neto).

• passe livre