Secretaria da Justiça realiza nova operação para fiscalizar bancos, farmácias e distribuidoras de medicamentos 08/04/2020 - 16:30

Fiscalizar estabelecimentos considerados serviços essenciais para averiguar se estão cumprindo as medidas recomendadas pelo Governo do Estado e evitar a proliferação do coronavírus foi o foco da nova operação integrada da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf), em parceria com a Secretaria da Saúde, Aifu - Ação Integrada de Fiscalização Urbana; Polícia Militar e a Inspeção Federal do Trabalho do Ministério da Economia. Foram fiscalizados nesta quarta-feira (08/04) oito estabelecimentos –  dentre eles, Agências bancárias, Farmácias e Distribuidoras de Medicamentos de Curitiba e região.

A blitz faz parte de mais uma operação determinada pelo secretário da Sejuf, Ney Leprevost, devido ao grande recebimento de denúncias sobre as condições de trabalho dos funcionários e inspeções sanitárias nos estabelecimentos. “Já foram recebidas em torno de 150 denúncias específicas em relação a condição de trabalho nesses estabelecimentos específicos”, disse Leprevost.

“Realizamos diversas operações para que possamos identificar estabelecimentos que colocam em risco a vida de seus funcionários e do consumidor. Por isso, já realizamos blitz para verificar abusos em distribuidoras de gás, operações para verificar denúncias a falta de cumprimento as necessidades básicas de proteção de funcionários de empresas de telemarketing e agora essa nova ação destinada a inspeção de bancos, farmácias e distribuidoras de medicamentos”, explicou o secretário da Sejuf, Ney Leprevost.

De acordo com o chefe do Departamento da Justiça da Sejuf, Felipe Hayashi, há recomendações e normas expedidas para cumprimento das medidas de boas práticas de higiene e saúde determinadas pelo Governo e expedidas pela Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia. “Essa fiscalização é necessária para que os serviços essenciais possam continuar sem prejudicar o fornecedor, seus funcionários e seus clientes. Em último caso se o estabelecimento não estiver cumprindo as medidas será notificado”.

Para o auditor fiscal do Trabalho, Eduardo Reiner, representando a Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia é necessário verificar se as empresas estão tomando as medidas corretas quanto a não propagação do coronavírus. “Caso as empresas não estejam cumprindo com a recomendação de boas práticas expedida pelo Governo Federal e Estadual e tenha risco grave e eminente de contaminação, o estabelecimento pode ser até interditado e autuado mediante ao pagamento de multa”.

Para denúncias, a Secretaria da Justiça disponibiliza o e-mail justica@sejuf.pr.gov.br.