Secretaria de Justiça, Família e Trabalho assina parcerias nas áreas do trabalho, da proteção às crianças e às pessoas idosas com municípios da região de Foz do Iguaçu 16/11/2021 - 08:31

O secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, esteve nesta sexta-feira (12), em Foz do Iguaçu, para assinar com municípios da região parceiras do Governo do Paraná nas áreas do trabalho, da proteção às crianças, da juventude, das pessoas idosas, das pessoas com deficiência e também as que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A ação foi mais uma etapa do “Programa de Interiorização”, que já passou pelos municípios de Cornélio Procópio, Guarapuava, Umuarama Maringá e Ponta Grossa e que tem como objetivo aprofundar a integração da pasta com gestores e entidades municipais das regiões do Paraná.

Além de Foz do Iguaçu, os municípios de Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado e Santa Helena aderiram as ações do governo do Estado para os programas Nossa Gente Paraná, Força-Tarefa Infância Segura (Fortis), Carreta do Conhecimento, Carteira do Autista, Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi) e Postos Avançados da Agência do Trabalhador.

“Estamos indo aos municípios com serviços e orientações para os gestores municipais. Os municípios são nossos parceiros no trabalho de levar as ações do Governo do Estado à população que mais precisa”, disse o secretário Ney Leprevost.

O prefeito de Foz, Chico Brasileiro, destacou a parceria com o Governo do Estado e em particular com a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho em prol da população.

OS PROGRAMAS – O Programa Nossa Gente Paraná é destinado ao atendimento e promoção de famílias por meio da oferta de um conjunto de ações de várias áreas.

A Força-Tarefa Infância Segura (Fortis) integra órgãos e ações para proteger as crianças e adolescentes no Estado.

Os postos avançados da Agência do Trabalhador atendem às cidades que ainda não contam com o serviço de intermediação de mão de obra.

O programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI) incentiva a promoção de ações destinadas ao envelhecimento ativo, saudável, sustentável e cidadão da população.

A Carteira do Autista possibilita que a pessoa com espectro autista tenha prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No caso dos particulares, isso inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.

O programa Carreta do Conhecimento leva cursos de qualificação profissional aos municípios, através de caminhões adaptados que funcionam como salas de aula.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)