Secretaria de Justiça, Família e Trabalho comemora Dia Mundial da Infância com encontro de visitadores do Programa Criança Feliz 22/03/2022 - 11:40

Em comemoração ao Dia Mundial da Infância, a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho realizou na última segunda-feira, 21 de março, no auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer, um encontro com secretários municipais, visitadores (as) e supervisores (as) do Programa Criança Feliz. A ação foi tirada do papel durante a gestão de Ney Leprevost, na Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, como parte das políticas públicas do governo Carlos Massa Ratinho Junior para a primeira infância.

“O programa se soma a outras ações que realizamos na Secretaria para proteger as crianças do Estado, como a Força-Tarefa Infância Segura, o Orçamento Criança de 2021 e o programa Órfãos da Covid”, explica o secretário Ney Leprevost.

Retomado em 2019, com a iniciativa do secretário Ney Leprevost no comando da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, o Criança Feliz Paraná se transformou em programa oficial do Estado, através do Decreto 7.358 assinado em 14 de abril de 2021 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que também institui o Comitê Intergestor do Programa Criança Feliz. Em 2021, o Ministério da Cidadania fez um reconhecimento público ao Programa Criança Feliz Paraná como um dos melhores do país na atuação junto à primeira infância durante o Seminário Nacional do Programa Criança Feliz/Mês da Primeira Infância, em Brasília.

A secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira Lira de Miranda, destacou o profissionalismo com que o Criança Feliz vem sendo desenvolvido no Paraná. “Quero agradecer ao secretário Ney Leprevost pela sensibilidade com que as ações do Criança Feliz no Paraná estão sendo executadas. Nosso trabalho só acontece porque temos parceiros como o Paraná”, disse Luciana Siqueira.

Também presente ao evento, a deputada federal Leandre Dal Ponte, presidente da Frente Parlamentar pela Primeira Infância, da Câmara dos Deputados, afirmou da importância do trabalho que as visitadoras têm na execução do programa.

“A causa da pobreza começa na primeira infância. Para mudar a realidade do Brasil precisamos de alicerces fortes. Por isso agradeço ao governador Ratinho Junior e ao secretário Ney Leprevost por ter retomado o programa Criança Feliz no Paraná”, disse a parlamentar.

O coordenador do Programa Criança Feliz na Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, o médico Carlos Bostelmann, lembrou que a execução do programa chegou a ser prejudicada pela pandemia, uma vez que as visitadoras não tinham como chegar às casas, mas que a persistência possibilitou alcançar resultados satisfatórios. “Conseguimos levar a proteção e os programas sociais a muitos municípios e principalmente a adesão das redes municipais”, afirmou.

Mostra Stop Motion – Paralelamente aconteceu a apresentação de vídeos com a técnica Stop Motion, resultado de oficinas realizadas no final de 2021 pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho com alunos de escolas estaduais e especiais. As produções tiveram como tema “Os Direitos das Crianças e dos Adolescentes” e fazem parte das atividades do Projeto Luz, Câmera, Ação da Fortis, liderado pelo Departamento de Justiça e pela Coordenação do Programa Criança Feliz da Sejuf.

Para o secretário Ney Leprevost, projetos como este agregam conhecimentos, valorizam a arte e motivam os jovens estudantes. “Temos oportunizado meios de ajudar os nossos adolescentes em seu crescimento pessoal, e buscado prepará-los para futuras carreiras profissionais”, afirma.