Secretaria de Justiça, Família e Trabalho contabiliza recorde de inscrições no edital que vai destinar recursos para projetos na defesa e garantia de direitos das Crianças e dos Adolescentes 10/07/2021 - 14:47

A secretaria de Justiça, Família e Trabalho do governo do Paraná contabilizou um recorde de inscrições no edital que vai destinar R$ 62 milhões para projetos voltados à garantia dos direitos das crianças e adolescentes. No total foram 688 propostas incluídas por Organizações da Sociedade Civil, que manifestaram o interesse de participar das ações. Os recursos estão previstos no edital 001/2021 do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“A quantidade histórica de pedidos de recursos e envios de propostas demonstra o interesse das Organizações da Sociedade Civil em realizar um trabalho mais efetivo com vista na defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes”, afirma o secretário Ney Leprevost.

Do total de inscritas, 461 entidades apresentaram a documentação adequada e poderão participar da próxima etapa. As propostas serão analisadas por uma comissão, que levará em conta o propósito da destinação dos recursos. As outras 227 organizações terão suas situações analisadas.

A chefe do Departamento de Política da Criança e do Adolescente, Ângela Mendonça, explica que será criada uma força-tarefa para analisar todas as propostas no prazo de dois meses. Essa etapa está prevista para ocorrer entre os dias 9 de julho a 10 de setembro deste ano.

O presidente do Cedca, José Wilson Souza, afirmou que “o grande número de entidades participantes demonstra que estamos no caminho certo, pois com a pandemia as entidades necessitam desses recursos com urgência, para atendimento das crianças e adolescentes”.

Após a avaliação da Comissão em relação à quantidade de entidades que estão aptas a participar do processo, começará a fase de análise e classificação das propostas. As propostas levarão em conta o atendimento das seguintes diretrizes: Garantia do Direito à Vida e Saúde; Garantia do Direito à Convivência Familiar e Comunitária; Garantia do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer; Garantia do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho; Garantia do Direito às Crianças e Adolescentes com Deficiência; Garantia do Direito às Crianças e Adolescentes Indígenas e de Comunidades Tradicionais e Garantia do Direito às Crianças e Adolescentes ao enfrentamento as situações de violência.

(Assessoria de imprensa Luana de Moraes).