Secretaria de Justiça, Família e Trabalho dá posse aos novos integrantes do Conselho Estadual da Juventude 25/01/2022 - 17:10

O secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf), empossou nesta terça-feira os 40 novos membros do Conselho Estadual da Juventude. O grupo é formado por representantes de órgãos governamentais e de entidades da sociedade civil. O secretário Ney destaca a importância do órgão, que é responsável por deliberar sobre as políticas para a juventude.

“A importância dos Conselhos está atrelada ao fortalecimento da participação democrática da população para a formulação e implementação de políticas públicas. O papel do conselheiro também é exercer o protagonismo do processo de consolidação da democracia em nosso país”, diz o secretário Ney Leprevost.

O processo eleitoral do Conselho Estadual de Juventude, para a sociedade civil ocupar uma cadeira, ocorreu no fim do ano de 2021. O Plano Estadual da Juventude, que contém as ações a serem realizadas nos próximos cinco anos, foi lançado em novembro de 2021 e tem como principal meta dar oportunidade de trabalho e renda para os jovens.

“Tenho a certeza que os novos integrantes do CEJUV vão encontrar no secretário Ney Leprevost um forte aliado, pois ele é um defensor das políticas públicas para as juventudes no estado do Paraná”, disse o coordenador da Juventude da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Samuel Tives.

Douglas Miranda, novo presidente do CEJUV, afirmou que “este ano iniciamos uma nova gestão do CEJUV, e ela será marcada com a volta de algumas atividades e reuniões presenciais. E, vamos continuar com a ativação e criação dos Conselhos Municipais, fortalecendo o trabalho junto aos municípios do Paraná”.

Já o vice-presidente da Cejuv disse que “nesta nova gestão do CEJUV vamos continuar com o trabalho para as juventudes do Paraná, visando a melhora da qualidade de vida e a efetivação das políticas públicas por meio da Sociedade Civil”.

Os eleitos da nova gestão foram:

CADEIRAS GOVERNAMENTAIS

Coordenação de Políticas Públicas de Juventude: Sandro Samuel Pinto Tives e Larissa Marsolik (suplente);

Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED): Regina Célia Vitório e Simone Carina Baroni (suplente);

Secretaria de Estado da Saúde (SESA): Marisa da Costa e Fernanda Pietrangelo Merlino (suplente);

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo: João Marcos Feitoza e Andressa Cristiny da Silva (suplente);

Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF): Douglas Fontana Miranda e Murilo Luiz Lazarotto (suplente);

Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF): Alex Sandro da Silva e Aline Ferreira Pimentel (suplente);

Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP): Renata Himovski Torres e Ana Alice Santos Bueno (suplente);

Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB): Rogério César Nogueira e Emanuel de Lima Cavalar (suplente);

Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC): Jackline Broco e Gabriel Queiroz de Almeida (suplente);

Superintendência de Esporte: Fábio Cristian de Souza Jardim e Alessandra Cristina de Moraes Gama (suplente);

Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP): Roberta Picussa.

ENTIDADES ELEITAS

Cadeira de Movimentos Estudantis – Thales Gabriel da Rosa e João Afonso Silva Peixe (suplente);

Cadeira de Juventude dos Partidos Políticos – Samuel Staczweski Santos;

Cadeira dos Movimentos de Empreendedorismo, Geração de Trabalho e Renda – Youth Action Hubs (Curitiba): Matheus Falasco e Gusthavo Mazon KLudovico (suplente);

Cadeira da Juventude do Meio Rural – Alexandre Leal dos Santos e Daiane Kielt da Silva (suplente);

Cadeira dos Movimentos Comunitários – André Lira e Michel Fernando Becker (suplente);

Regional de Curitiba – Matheus Felipe Ferreira Pinto Bregenski E Rulianna Shayra Caldeira de Souza;

Regional de Londrina – Mateus Cordeiro Maluf e Elson Maynardes da Silva Ribeiro (suplente);

Regional de Maringá – Marcos William Loiola da Costa e Luiz Fernando Obladen Pujol (suplente);

Regional Oeste, Sudoeste e Laranjeiras – Vitor Mateus Serafini de Lima e Guilherme Cipriano Meurer (suplente);

Regional Sul, Sudeste e Centro Oriental – Simone Aparecida Falchetti Paulin e Luciane de Fátima Oliveira (suplente).

SOBRE O CONSELHO - O Conselho Estadual de Juventude é um órgão colegiado de caráter consultivo, constituído por representantes da Sociedade Civil e do Poder Público com trabalho reconhecido na defesa e promoção dos direitos das juventudes.

(Via assessoria de imprensa – Josias Lacour).