Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e Celepar formam a primeira turma de 2022 do “Curso Básico de Smartphone” para pessoas idosas 04/02/2022 - 06:37

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf) concluiu nesta quinta-feira, dia 03 de fevereiro, a formatura da primeira turma do curso básico de smartphone para pessoas idosas. O retorno do curso foi realizado no município de Colombo, na região metropolitana de Curitiba. O secretário Ney Leprevost destaca a importância da Sejuf oferecer este benefício aos idosos do Paraná já no início deste novo ano.

“O foco principal do projeto é estimular a autonomia e independência da pessoa idosa em suas atividades cotidianas, utilizando recursos de tecnologia da informação como forma de acesso à cidadania e qualidade de vida”, afirmou Ney.

No curso, que é ofertado de forma gratuita através de uma parceria do Departamento da Política para a Pessoa Idosa da Sejuf com a Celepar, os idosos aprendem a personalizar o celular, colocar ou trocar o papel de parede, aumentar o volume, o tamanho das letras, editar e excluir contatos e, claro, ler e responder as mensagens. Também fazem parte do aprendizado, a utilização das configurações do celular (data e hora, idioma, sons, papel de parede, tela de bloqueio e segurança, alarmes, acessibilidade, personalização de atalhos e contatos), fotografar, filmar, enviar filmagens, enviar fotos, localizar os arquivos gerados e excluir itens do celular.

Adriana Oliveira, chefe do Dppi, ressalta: “O secretário Ney Leprevost foi o maior incentivador para que o curso retornasse. Ver a alegria na face dos nossos idosos e sua sede de aprender é gratificante. Especialmente porque eles desejam cada vez mais estar em contato com seus familiares, enviar fotos, gravar e fazer chamadas de vídeo usando o celular. Assim, ficamos muito felizes quando o secretário Ney Leprevost nos convocou a promover a volta do Curso Básico de Smartphone”.

Sérgio Oliveira, da Celepar, que instruiu os alunos idosos, por sua vez, destaca sobre o retorno dos cursos: “É muito bom. É gratificante.  É um sentimento, uma sensação boa porque a gente vê que as atividades estão sendo retomadas. Sempre tomando os cuidados e precauções necessárias. Lidar com pessoas, é especialmente gratificante. A gente vê o sorriso de cada um deles que estão participando do curso. A ferramenta mais utilizada por eles é o whatsapp.Assim, desvendamos todos os mistérios em torno desse aplicativo e todos ficaram muito felizes e aprenderam com facilidade”, disse. A equipe da Celepar é composta ainda por Edson Praczyck e Luis Carlos de Lima.

COMENTÁRIOS DOS FORMANDOS – “Tenho um neto de 5 anos que já sabe mexer com o celular como ninguém e eu, aos 70, só sabia ligar para falar com alguém ou para receber ligação. Agora já sei até como jogar dominó no aparelho. Também aprendi a direcionar bem a câmera para tirar fotos e gravar vídeos. Graças a Deus e a generosidade de vocês minha vida vai melhorar bastante. Estou feliz demais com isso”, afirma o pedreiro Alberto dos Santos.

Severina Maria Fernandes, de 73 anos, foi outra pessoa idosa que ficou entusiasmada com o novo aprendizado. Observe suas declarações: “Eu sou aposentada. Não tenho condição de pagar um curso particular. Mas agora que a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho promoveu um curso gratuito, me interesse logo por ele. Gostei demais dos instrutores da Celepar e da metodologia de ensino deles. Ficou fácil aprender. E ainda por cima ganhei um Certificado. Não é maravilhoso? Meu ano novo já começou bem. Estou muito animada. E agradecida por esta oportunidade que vocês me proporcionaram. Podia fazer um curso desse, de graça. Gosto muito de cozinhar, mas não sabia como encontrar as páginas e vídeos de receita no celular. Agora que aprendi, vou até fazer alguns bolos para vender para a vizinhança e para aumentar minha renda mensal. Estou até orgulhosa por isso”.

“Esse curso é muito importante, muito importante não só pra mim, como para todos nós que fizemos parte desse grupo da terceira idade. Eu acho assim que eu a gente vai se sentir muito feliz. Esse curso é uma lição de vida pra coisas que a gente nem sabia como usar a tecnologia do celular no nosso dia a dia. Eu não sabia direito como entrar no Whatsapp, postar no Facebook, nem mesmo fazer uma pesquisa. Não, pesquisa de bolo. Essa eu sei. Mas se precisasse pesquisar o nome de uma instituição, não sabia. O aprendizado que o curso me trouxe, isso vai facilitar a vida. Muito, muito, muito, muito, muito pra mim. Parabéns pro secretário Ney Leprevost, parabéns pra Adriana também.  Parabéns pra todo da Celepar. Eles foram muito dedicados durante estes três dias de curso”, comentou Gilmara Aparecida de Lima Amaral, 63 anos, presidente da Associação de Moradores do Monte Castelo.

FORMATAÇÃO DO CURSO – Trata-se de um curso rápido, com apenas 9h de duração e realizado em três dias, sendo 3 horas a cada dia. Promovido em parceria com as igrejas e centros de convivência dos idosos, as aulas do Curso Básico para smartphone podem ser no período da manhã ou da tarde, sempre com um intervalo para um rápido lanche. As turmas são de no mínimo 20 e no máximo 40 pessoas. Ao final, os participantes recebem um certificado de participação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – Conhecer os dispositivos e seus recursos básicos de configurações e uso do telefone é ensinado no 1º dia. No segundo, os temas são acesso à internet e pesquisa, e-mail, youtube e aplicativos. E no último dia, o curso apresenta as redes sociais como WhatsApp e Facebook. A Celepar é responsável por disponibilizar os professores e preparar a apostila aos participantes.

RESPONSABILIDADES DO ALUNO – Para fazer o “Curso Básico de Smartphone”, a pessoa idosa não paga nada. Trata-se de um curso totalmente gratuito. Basta se inscrever e comparecer às aulas com seu aparelho celular (smartphone) carregado e levando uma caneta para fazer anotações. A inscrição é realizada no próprio local onde é ministrado o curso, conforme orientação de seus organizadores/colaboradores locais.

NOVO CURSO AGENDADO – A Sejuf e a Celepar voltarão ao município de Colombo entre os 15 a 17 de fevereiro para mais um Curso Básico de Smartphone para a pessoa idosa. Desta vez, o curso será no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Jardim Adriana, na Rua Joaquim Rocha, 353 – Jardim Adriana. Inscrições com a Vanusa, telefone 41 3675-5995 ou pelo e-mail scfv.colombo.pr@gmail.com

(Via assessoria de imprensa – Josias Lacour).