Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e PM reforçam segurança das crianças no Litoral com adesão do município de Matinhos à Força-Tarefa Infância Segura 21/01/2022 - 19:06

O secretário de Justiça Família e Trabalho, Ney Leprevost, esteve nesta sexta-feira (21), em Matinhos, Litoral do Paraná, para formalizar a adesão do município à Força-Tarefa Infância Segura com objetivo de reforçar a proteção das crianças no Litoral Paranaense. A ação mobiliza órgãos do Governo Estadual, Policia Militar, Prefeitura de Matinhos, Sociedade Civil, Conselhos Tutelares e comerciantes.

Ney Leprevost alerta que os registros de casos de abandono infantil no Litoral são preocupantes. E cita como exemplo relatos como o de uma criança deixada trancada dentro do carro, por um casal que foi tomar banho de mar.

“A Fortis, lançada no começo da nossa gestão, está atuando em diversos locais do Paraná e hoje agradecemos a adesão do prefeito de Matinhos. Nossa principal parceira na temporada de verão é a Polícia Militar, que tem mostrado muita eficiência aqui no litoral”, afirma o secretário Ney Leprevost.

E complementou: “A violência contra a criança é inaceitável. Nossa Força-Tarefa Infância Segura está agindo com a Polícia Militar em todo litoral. Se você souber de casos de pedofilia, não se omita. Não se cale, denuncie através do número 181 ou chame o policial mais próximo”.

O comandante do 1º Comando Regional, coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, destaca que a polícia e os bombeiros têm desenvolvido ações constantes em proteção às crianças. “A Fortis vem somar com o esforço da PM de proteger as crianças. Todo esclarecimento para as famílias é importante”, afirmou.

O evento foi realizado na Arena Caiobá e contou com a participação de representantes de diversas entidades. As equipes da Fortis pretendem promover mobilizações em pontos estratégicos como na entrada do ferry-boat, nos horários de pico nos calçadões centrais de Matinhos e Caiobá, Guaratuba e Praia de Leste e também a utilização dos carros da Fortis, no período de 17/01 a 03/03.

“O governo do Estado e o secretário Ney Leprevost vêm feito um trabalho cuidadoso, abrindo os caminhos do bem”, declara o prefeito de Matinhos, Zé da Ecler.

Fortis - A Força-Tarefa Infância Segura foi criada pelo secretário Ney Leprevost durante a gestão do governo Carlos Massa Ratinho Junior e estabelece uma rede de proteção envolvendo secretarias de estado, Poder Judiciário, Ministério Público, OAB, Conselhos Tutelares, Forças Policiais e instituições da sociedade civil organizada para a integração das políticas públicas dos sistemas de justiça, segurança, assistência social, educação e saúde, com ações coordenadas e efetivas para o acolhimento e o atendimento integral às crianças vítimas de violência.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)