Secretaria de Justiça, Família e Trabalho lança oficialmente Outubro Rosa 2021 05/10/2021 - 17:10

Um emocionante evento marcou o lançamento da Campanha “Outubro Rosa” da Secretaria de Justiça, Justiça e Trabalho (Sejuf). A ação aconteceu na tarde desta terça-feira, 5 de outubro, no pátio externo do andar térreo do Palácio das Araucárias, em Curitiba, e foi idealizada pelo Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher da Sejuf. De acordo com o secretário Ney Leprevost, o objetivo é reforçar as campanhas do Governo do Estado na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A Importância da Prevenção - “A mamografia é feita quando existe uma recomendação médica. Mas a mulher pode se prevenir também com o autoexame da mama. A prevenção passa ainda por uma alimentação saudável e pela prática de atividades físicas. Esses cuidados são essenciais para a boa saúde da mulher”. Com essas declarações, o secretário Ney Leprevost abriu oficialmente a Campanha Outubro Rosa.

Direito assegurado em lei - Autor da Lei Estadual que assegura a gratuidade do exame radiológico da mama às mulheres paranaense, Ney Leprevost destacou que “o autoexame é capaz de identificar o caroço grande, mas o pequeno só se consegue identificar através da mamografia. Por isso, a visita ao médico é fundamental e com a gratuidade do exame assegurada não há porque deixar de fazer o exame.”

Ney Leprevost lembrou ainda que “por amor próprio e aos seus filhos, a mulher paranaense está cada vez mais consciente da necessidade de agir na prevenção do câncer de mama”.

Durante o evento aconteceu apresentação musical da dupla Alvaro Ramos e Nani Espanholi e do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Santa Felicidade.

Participaram do evento a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Voluntárias Botânica Projeto Esperançar, Projeto Encanto do Sereio, Amigas da Mama, Amigos do HC, Mãos Talentosas, Voluntárias do Hospital Mackenze, Voluntariado do Hospital Evangélico, Micropigmentação Simone Rosa, Clube das Divas, Movimento Atitude na Cabeça, Embaixadoras do Bem, Instituto Dalledone, Projeto Esperança, Vivá Soluções Públicas, Filhas do Vento e da Liberdade, Lia Piri, Humsol e Palhaço Piri, Rogério Cordoni (Elvis Presley cover).

Próximos eventos - O secretário Ney Leprevost anunciou que o Outubro Rosa da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho terá mais dois grandes eventos. O primeiro será dia 16, às 11 horas, no Parque Barigui. O segundo será no dia 22 no Bosque São Cristovão, em Santa Felicidade. “Vamos pintar de cor de rosa esses dois lugares emblemáticos da capital paranaense. Contamos com todos vocês nestes dois grandes eventos”, disse Ney.

(Via assessoria de imprensa – Josias Lacour).