Secretaria de Justiça, Família e Trabalho leva Carreta do Conhecimento e ações de empregabilidade a Piraquara 03/03/2022 - 09:12

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho levou uma série de ações de empregabilidade ao município de Piraquara, nesta quarta-feira (2). No evento, a pasta estabeleceu uma parceria com a empresa NVS – Nacional Telecom, para a oferta de vagas no setor Master Job da Agência do Trabalhador. O secretário Ney Leprevost também fez o lançamento do curso de “Noções de Mecânica de Motocicleta” do programa Carreta do Conhecimento e anunciou 39 vagas para o município do programa Recomeça Paraná. Todas as ações fazem parte das políticas públicas do Governo Carlos Massa Ratinho Junior na retomada econômica.

“A atração de novas empresas para o Paraná e ainda o esforço de nossos empresários locais, que não desistiram de seus negócios durante a pandemia está exigindo mão de obra qualificada e a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho está fazendo a sua parte”, explicou o secretário Ney Leprevost.

Master Job - O protocolo de intenção para o oferecimento de vagas no setor Master Job da Agência do Trabalhador de Piraquara, foi assinado entre o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost e o sócio da NVS – Nacional Telecon, prestadora de serviços no setor de transportes e de telecomunicações, Peterson Lopes. “A nossa empresa está estabelecida em Piraquara e já recrutamos muitos de nossos funcionários na Agência do Trabalhador daqui. Agora estamos ampliando nosso quadro de profissionais e vamos recrutar estagiários de nível superior”, explicou o empresário.

Carreta do Conhecimento - São 54 vagas com 80 horas de aula nas instalações da Carreta, com professores fornecidos pelo Senai. Até esta quarta-feira, 47 estavam preenchidas, mas os interessados ainda podem procurar a Agência do Trabalhador do município, ou diretamente na Carreta, para realizar a matrícula. As aulas em Piraquara começam nesta quinta-feira (3) e vão até o dia 8 de abril.

“Vou acrescentar conhecimentos e buscar uma chance melhor para trabalhar”, afirmou Gridis Rojas, que é imigrante da Venezuela.

No mês de março, a Carreta do Conhecimento também iniciará cursos nos municípios de Mandirituba (Eletricidade predial), Tijucas do Sul (Mecânica Industrial), Centenário do Sul (Eletricidade Predial), Pinhalão (Noções de Mecânica de Motocicleta), Terra Boa (Instalação e Manutenção de Aparelhos de Ar Condicionado), Santa Felicidade em Curitiba (Eletricidade Automotiva), Bairro Alto em Curitiba (Panificação), Bituruna (Corte e Costura Industrial), Almirante Tamandaré (Panificação), Araucária (Mecânica de Automóveis), Guaratuba (Instalação e Manutenção de Ar Condicionado) e Boqueirão em Curitiba (Corte e Costura

O programa Carreta do Conhecimento é resultado de uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, com o Senai, Volkswagen e Fundação Volkswagen. Para se inscrever nos cursos da Carreta do Conhecimento, o candidato precisa comparecer à Agência do Trabalhador do seu município, ser maior de 18 anos, apresentar uma auto declaração de ensino fundamental completo e ter conhecimento de informática básica.

Recomeça Paraná - Outra ação foi o anúncio de 39 vagas para o programa Recomeça Paraná, que permite que trabalhadores com o perfil empreendedor recebam até R$ 900 para realizar a capacitação como microempresário. A ação é realizada em parceria com o Sebrae e o recursos é do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Nós queremos agradecer toda a equipe do secretário Ney Leprevost e também ao governador Ratinho Junior por trazer essas ações de capacitação para os trabalhadores de Piraquara. O município está invertendo a característica de ser cidade-dormitório, com a instalação de novas empresas. Nosso objetivo é fazer com que o trabalhador tenha oportunidades por aqui mesmo, o que vai tornar a nossa economia mais forte”, disse o prefeito de Piraquara, Professor Josimar.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)