Secretaria de Justiça, Família e Trabalho leva os programas Cartão Futuro e Paraná Cidadão a Apucarana 02/12/2021 - 08:03

O secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost apresentou, nesta quarta-feira (1º), o Programa Cartão Futuro a empresários de Apucarana. A iniciativa faz parte da política de empregabilidade para jovens aprendizes de 14 a 21 anos do Governo Carlos Massa Ratinho Junior. São R$ 57,8 milhões do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) para possibilitar a contratação de 35 mil jovens. O governo subsidia parte dos salários, com o pagamento de R$ 300 por mês para cada contratado e R$ 450, se o contratado for pessoa com deficiência ou egresso do sistema socioeducacional.

“O Cartão Futuro nasceu para atender uma emergência na pandemia, para evitar que as empresas dispensassem os jovens é tornou-se o maior programa de empregabilidade de jovens aprendizes no Brasil. Além de tirar os jovens das ruas, combatemos a evasão escolar, uma vez que o programa exige que ele esteja matriculado”, explica o secretário.

Também em Apucarana, as equipes da Sejuf levaram os serviços do Programa Paraná Cidadão. A ação, realizada em parceria com a Prefeitura, envolveu órgãos como Copel, Sanepar, Celepar, Detran, Instituto de Identificação do Paraná, Agência do Trabalhador, Centro de Informação para Migrantes, Polícia Civil e Tribunal de Justiça do Paraná. Já a administração municipal colocou à disposição da população toda a sua estrutura, abrangendo 25 serviços.

“O Paraná Cidadão é um evento que leva o governo onde o povo está. O objetivo é levar os serviços públicos gratuitos do governo do Paraná aos municípios de forma humanizada e com atendimento personalizado. O programa só é possível quando há uma parceria legítima, verdadeira e sincera, entre os municípios e o governo”, disse Ney Leprevost.

“É o governo do Estado, através da Sejuf, chegando mais perto das pessoas. Agradeço ao governador e ao secretário por essa visão humana de olhar todas as pessoas do Paraná”, disse o prefeito de Apucarana, Junior da Femac.

Participaram da apresentação do Cartão Futuro as empresas: Muffato Apucarana (representado por Sérgio Lemes da Silva); Caramuru (representado por Wanderlei João Faganello); Texas Farm Store (representado por Alessandro Marcos Franco); B2 Brindes (representado por Elizabete Ardito); Penacchi de Arapongas (representado por Allan Castilho); Cooperval de Jandaia do Sul (representado por Ana Paula Morelli Buranelo) e a representante do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Roseli Paetzold.