Secretaria de Justiça, Família e Trabalho oficializa adesão à Força-Tarefa Infância Segura (Fortis) do município de Guaratuba 04/02/2022 - 06:47

Com o objetivo de prevenir a violência contra crianças e adolescentes no Litoral do Paraná, o secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho determinou que a Força-Tarefa Infância Segura (Fortis) atue em conjunto com os órgãos públicos, entidades, comerciantes e a comunidade em geral para intensificar ações efetivas de prevenção e combate a violência contra as crianças do Litoral. A adesão formal será oficializada nesta sexta-feira (04/02), às 17 horas no calçadão da Avenida Atlântica, 1.200, na Praia Central, em Guaratuba.

De acordo com o secretário Ney Leprevost, o objetivo é motivar o envolvimento da população em ações de apoio às forças de segurança e órgãos responsáveis pela proteção à infância. “Além de reforçar as ações dos órgãos responsáveis, contamos com a sociedade em geral para que denuncie as situações de abuso e abandono, pelo telefone 181. Entendemos que toda a sociedade deve ajudar no bem-estar das nossas crianças”, afirma Ney Leprevost.

Do ponto de vista prático, o secretário explica que a ideia é tornar a busca por socorro mais próxima da comunidade. “Essa força-tarefa estará circulando perto das praias e nas vias de maior movimento, para alertar aos pais e a própria polícia sobre os cuidados que devem existir com as crianças. As pessoas podem procurar alguém trajando o. Nossa equipe está devidamente uniformizada com um colete amarelo da Fortis e preparada para encaminhar a busca da solução para as autoridades. É uma espécie de mutirão que fazemos para proteger as crianças em local de maior concentração de pessoas, ou de perigo”, explica Ney Leprevost.

Para o chefe do Departamento de Justiça da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Sílvio Jardim, a ação demonstra a preocupação do secretário Ney Leprevost com a segurança das crianças e adolescentes. “A Fortis vem prestar essa solidariedade, esse apoio, com ações de conscientização das famílias para que tenham cuidados com as suas crianças e adolescentes. E o secretário Ney Lepevost acompanha de perto nosso trabalho, fazendo parte da equipe da Fortis no contato direto com a sociedade local e com aqueles que se encontram temporariamente em Guaratuba”, declara.

A Secretaria já conta com as ações da Fortis em todo o Estado e reúne entidades comprometidas em garantir a segurança e os direitos das crianças e adolescentes.

O QUE É A FORTIS - A Força-Tarefa Infância Segura foi criada pelo secretário Ney Leprevost durante a gestão do governo Carlos Massa Ratinho Junior. Ela estabelece uma rede de proteção envolvendo secretarias de estado, Poder Judiciário, Ministério Público, OAB, Conselhos Tutelares, Forças Policiais e instituições da sociedade civil organizada para a integração das políticas públicas dos sistemas de justiça, segurança, assistência social, educação e saúde, com ações coordenadas e efetivas para o acolhimento e o atendimento integral às crianças vítimas de violência.

(Via assessoria de imprensa – Josias Lacour).