Secretaria de Justiça, Família e Trabalho orienta Instituições de Longa Permanência de Idosos no Paraná para evitar riscos de contaminação pela Covid-19 19/04/2021 - 19:55

Com objetivo de orientar sobre os cuidados que as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPSs) devem adotar para evitar os riscos de contaminação de pessoas idosas já vacinadas pela Covid-19, a Secretaria de Justiça Família e Trabalho do Paraná, através do Departamento da Política da Pessoa Idosa, realizou na sexta-feira passada uma reunião técnica online com o tema “COVID-19 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs)”.

O objetivo do Departamento da Política da Pessoa Idosa é reforçar o diálogo com as Instituições de Longa Permanência e promover orientações, com base na Nota Técnica 41/2020 de medidas de prevenção, controle e testagem para a Covid-19 para que os cuidados nesses ambientes sejam redobrados, mesmo após a segunda dose da vacina ter sido aplicada nas pessoas idosas que residem no local.

A Nota Técnica emitida pela Secretaria de Estado da Saúde reforça orientações para avaliação e evolução em casos de sintomas e na situação do isolamento de residentes com suspeita ou confirmação da doença, como também os cuidados que devem ser tomados pelos dirigentes da ILPI’s e seus moradores.

A chefe do Departamento da Política da Pessoa Idosa e atual presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI/PR), Adriana Santos de Oliveira, informa que estes encontros serão quinzenais e apresentarão orientações e cuidados que devem ser adotados pelas ILPIs.

Participaram da reunião, os 22 Escritórios Regionais da Sejuf, os membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa, as Instituições de Longa Permanência para Idosos do Estado do Paraná, representantes do Ministério Público do Paraná e conselheiros do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI/PR).

Para acessar a Nota Técnica 41/2020, clique aqui .

(Via assessoria de imprensa – Tamara Dalcanale).