Secretaria de Justiça, Família e Trabalho promove treinamento para gestores municipais da assistência social sobre Operacionalização do Sistema Passe Livre 17/05/2021 - 16:21

O Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, em parceria com a Escola de Gestão do Paraná, promove nessa segunda-feira (17) o curso de Operacionalização do Sistema Passe Livre.

A qualificação é destinada para os coordenadores e assistentes sociais dos Centros de Referência de Assistência Social do Paraná (Cras-PR) e tem como objetivo apresentar dicas do funcionamento do sistema.

“Essa é uma orientação repassada durante a gestão secretário Ney Leprevost para que os gestores municipais recebam treinamento para operacionalização do sistema”, disse o chefe do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Felipe Braga Côrtes.

Para realizar a inscrição, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que receberam o e-mail conforme a extensão territorial que pertencem deverão enviar uma lista com dados dos inscritos para a liberação do acesso.

Os municípios da mesorregião atendidos nessa primeira fase são:

Metropolitana de Curitiba (Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Antonina, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Guaraqueçaba, Guaratuba, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Piên, Pinhais, Piraquara, Pontal do Paraná, Porto Amazonas, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná).

Centro Ocidental Paranaense (Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa, Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre D'Oeste, Roncador, Terra Boa e Ubiratã).

Norte Central Paranaense (Alvorada do Sul, Ângulo, Apucarana, Arapongas, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Astorga, Atalaia, Bela Vista do Paraíso, Bom Sucesso, Borrazópolis, Cafeara, Califórnia, Cambé, Cambira, Cândido de Abreu, Centenário do Sul, Colorado, Cruzmaltina, Doutor Camargo, Faxinal, Floraí, Floresta, Florestópolis, Flórida, Godoy Moreira, Grandes Rios, Guaraci, Ibiporã, Iguaraçu, Itaguajé, Itambé, Ivaiporã, Ivatuba, Jaguapitã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Kaloré, Lidianópolis, Lobato, Londrina, Lunardelli, Lupionópolis, Mandaguaçu, Mandaguari, Manoel Ribas, Marialva, Marilândia do Sul, Maringá, Marumbi, Mauá da Serra, Miraselva, Munhoz de Melo, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Nova Tebas, Novo Itacolomi, Ourizona, Paiçandu, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Presidente Castelo Branco, Primeiro de Maio, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rolândia, Rosário do Ivaí, Sabáudia, Santa Fé, Santa Inês, Santo Inácio, São João do Ivaí, São Jorge do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Sarandi, Sertanópolis, Tamarana e Uniflor).

O Programa Passe Livre - É um benefício estadual concedido a pessoas com deficiência, seja ela física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e também Transtorno do Espectro do Autismo. O benefício assegura a isenção tarifária nos transportes coletivos intermunicipais para pessoas com deficiência e renda familiar per capita até dois salários mínimos regional. Essa isenção se estende também às pessoas que possuem algumas doenças crônicas como insuficiência renal crônica, doença de Crohn, câncer, transtornos mentais graves, HIV, mucoviscidose, hemofilia e esclerose múltipla, desde que estejam em tratamento continuado fora do município de sua residência.

Como solicitar – Para solicitar a carteira do Passe Livre é necessário comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da sua residência. Com a solicitação aprovada, a carteirinha chega em até 40 dias no endereço do solicitante, ou em outro endereço sugerido, ou mesmo no próprio Cras – conforme opção escolhida por quem solicitou.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail sistemapasselivre@sejuf.pr.gov.br ou pelos telefones (41) 3210-2430 / (41) 3210-2457.

(Via assessoria de imprensa – Tamara Dalcanale).