Secretaria de Justiça, Família e Trabalho valoriza entidades que se destacaram na proteção da criança e do adolescente através do Prêmio Fortis 2021 09/12/2021 - 11:16

O Departamento de Justiça, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho entregou na noite desta terça-feira (7) o Prêmio Fortis 2021, às entidades que se destacaram na proteção da criança e do adolescente em 2021. O programa Fortis – Força-Tarefa Infância Segura foi estabelecida para integrar os diversos órgãos do poder público para garantir os direitos da infância e proteger as crianças de situações de risco.

O evento de premiação foi realizado no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e contou com a presença do secretário Ney Leprevost, que destacou a importância das iniciativas em defesa das crianças e adolescentes no ano de 2021.

“Através do Prêmio Fortis, o poder público incentiva a parceria da sociedade civil na prevenção e combate de crimes e de violência contra nossas crianças e adolescentes”, explicou o secretário Ney Leprevost e complementou: “É dever de toda a sociedade defender as crianças”.
Ney ainda fez uma homenagem ao delegado da Polícia Federal, Felipe Hayashi, que ajudou a tirar do papel a criação da Força-Tarefa Infância Segura de prevenção e combate a crimes contra a criança. “Nós, no início da gestão estabelecemos como uma das prioridades a proteção as crianças”, disse o secretário Ney Leprevost.

Foram premiadas 11 entidades, nas categorias estabelecidas pelo concurso. Na categoria Universidade Pública, a UFPR foi premiada pela pesquisa “Manejos e práticas relacionadas às crises e ao sofrimento em saúde mental nos Centros de Socioeducação e casas de semiliberdade”.

Os outros prêmios foram:

Escola Pública – Colégio Estadual Euzébio da Motta, pela peça teatral “A culpa não é sua”;

Entidade privada – Natosafe Tecnologia da Informação, pelo programa “Infantil ID”;

Sociedade Civil Organizada – Instituto Construindo um Lugar Seguro, pelos projetos “José” e “Ser criança”;

Interinstitucional – Secretaria de Assistência Social de Cascavel e Unimed Cascavel, pelo projeto “Coral Rouxinol”;

Pessoa Física – Mariza Del Claro, pelo projeto “O cuidado especial de crianças com Neoplasia” e Grupo Relevante, pelo projeto “Relevante”.

“Essa premiação é uma forma de integrar as forças que trabalham pela criança, para encerrar 2021, que foi um ano que exigiu muito de todos”, disse o chefe de Departamento de Justiça da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Sílvio Jardim.

O deputado Cobra Repórter, presidente da Criai (Comissão de Defesa da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa) destacou a importância do prêmio Fortis 2021 em tempo de pandemia. “Através do Prêmio Fortis vamos homenagear a todos aqueles que ajudaram as nossas crianças neste período de pandemia da Covid-19”

“Participar de uma iniciativa como essa significa muito. Não é apenas o prêmio em si, mas as ações que que podem alterar a vida de uma criança e do adolescente”, declarou Fernando Redede, representante da Defensoria Pública, que falou pela comissão julgadora.

COMISSÃO JULGADORA - A Comissão Julgadora do Prêmio Fortis foi constituída por membros representantes do Colegiado da FORTIS: Luciana Linero do Ministério Público, Fernando Redede da Defensoria Pública, Arlete Kubota do Tribunal de Justiça, Edna Luiza dos Santos do Departamento Socioeducativo, Silvia Carneiro Leão da OAB-PR, Carla Aguiar da SESA (Secretaria de Estado da Saúde), Rosineide Fréz da SEED (Secretaria de Estado da Educação), Thais Carneiro e Jefferson Abade da CRIAI/ALEP-PR.

A MESA - A mesa da sessão solene foi composta por Ney Leprevost, secretário de Justiça, Família e Trabalho; deputado Cobra Repórter, presidente da CRIAI da Assembleia Legislativa; deputada Mara Lima, vice-presidente da CRIAI; diretor-geral da Secretaria da Educação, Vinícius de Mendonça Neiva; Sílvio Jardim, chefe do Departamento de Justiça da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho; Solimar Gouveia, do Departamento Socioeducativo da Sejuf; Ângela Mendonça, chefe do Departamento de Políticas para Criança e Adolescente da Sejuf; Fernando Redede, representante da Defensoria Pública e Sílvia Carneiro Leão, representante da OAB-PR.

SOBRE A FORTIS – A Força-Tarefa Infância Segura, criada no início da gestão do secretário Ney Leprevost na Secretaria da Justiça, Família e Trabalho é uma iniciativa inédita envolvendo secretarias de estado, Judiciário, Ministério Público e instituições da sociedade civil organizada, criada para estabelecer a integração das políticas públicas dos sistemas de justiça, segurança pública, assistência social, educação e saúde, com ações coordenadas e efetivas para o a prevenção e combate a crimes contra a criança. Também a força-tarefa desenvolve ações conjuntas articuladas com os Departamento da Justiça e da Criança e do Adolescente. Demonstra a integração interinstitucional, de forma inovadora, para o cuidado efetivo da infância no Paraná. A coordenação da Fortis está sob a coordenação da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná.

(Via Assessoria de Imprensa – Josias Lacour).