Secretaria de Justiça apresenta pesquisa com foco na erradicação do trabalho infantil no Paraná 14/04/2021 - 21:25

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), por meio do Departamento de Assistência Social, divulgou nesta quarta-feira (14), o Panorama de Execução das Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil no Estado do Paraná. A pesquisa foi realizada com o apoio dos Escritórios Regionais da Sejuf e do Fórum Estadual de Prevenção ao Trabalho Infantil em 257 municípios do Paraná.

Com base neste monitoramento produzido coletivamente, foi possível identificar as principais demandas e desafios, bem como delinear o planejamento de ações, com foco na capacitação das equipes municipais e no fortalecimento das relações com outras instâncias do sistema de garantia de direitos.

Segundo o secretário de Justiça, Ney Leprevost, “os dados produzidos pela pesquisa também indicam a necessidade de fomentar o fortalecimento no combate às ações de responsabilização a empregadores de mão de obra infantil. Não podemos aceitar que este tipo de crime contra as crianças ainda aconteça”.

O relatório também apresenta números do Sistema de acompanhamento e gestão do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos extraído em março de 2021, onde há o registro de inclusão de 763 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil em grupos de convivência de 213 municípios do Paraná.

A identificação e registro dos casos de trabalho infantil geraram dados para que a Sejuf inicie campanhas de prevenção, sensibilização e ações de erradicação do trabalho infantil nos municípios.

Um dos desdobramentos para o primeiro semestre deste ano, é o desenvolvimento do curso EaD sobre o trabalho infantil, que tem como objetivo capacitar profissionais que atuam no sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes nos municípios.

Para acessar o relatório Panorama de Execução das ações estratégicas de erradicação do trabalho infantil no estado do Paraná clique no link: http://www.ceas.pr.gov.br/Noticia/Panorama-de-Execucao-das-acoes-estrategicas-de-erradicacao-do-trabalho-infantil-no-estado.

(Via assessoria de imprensa – Edson Pires).