Secretaria de Justiça e Cedca comprarão respiradores para UTI’s pediátricas e neonatal do Paraná. 17/04/2020 - 14:52

Por solicitação da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, o Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), aprovou em reunião ordinária o repasse de R$ 880 mil para a aquisição de respiradores para UTI’s pediátricas e neonatal do Paraná. “Estamos trabalhando para viabilizar a aquisição de respiradores, que representam uma esperança para os pacientes gravemente afetados pelo novo coronavírus”, explicou o secretário Ney Leprevost, justificando que nem mesmo os sistemas de saúde dos países mais ricos do mundo estão equipados com a quantidade de respiradores que a pandemia da Covid-19 pode exigir.

A aquisição será feita pela Secretaria de Estado da Saúde e serão beneficiados hospitais infantis de Curitiba, Maringá e Apucarana.

A presidente do Cedca, Para Angela Mendonça, explica que o recurso disponibilizado poderá adquirir até 15 respiradores. “É um número muito bom. E, além de apresentarem tecnologia moderna para o tratamento de pacientes da Covid-19, poderão ser usado pelas casas de saúde também em outros pacientes internados na UTI”, afirmou.

Em casos graves, a Covid-19 pode provocar pneumonia, produzindo um processo inflamatório que atinge os pulmões e faz com que os pacientes percam a capacidade respiratória, necessitando de suporte ventilatório. Assim, os respiradores, ou ventiladores, são fundamentais para tratar casos graves e gravíssimos da doença. Normalmente, esses equipamentos estão disponíveis apenas em leitos de unidades de terapia intensiva (UTI).