Secretaria de Justiça empossa novos membros do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa
08/04/2021 - 19:45

Ontem, quarta-feira (07), a secretaria de Justiça, Família e Trabalho, empossou os novos membros eleitos que irão compor o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná (CEDI), no biênio 2021/2023. A solenidade de posse aconteceu por meio do canal da Sejuf no Youtube: http://abre.ai/sejufparana.

A eleição, que aconteceu no dia 19 de março por meio eletrônico e simultaneamente em todas as regionais, elegeu 12 entidades da Sociedade Civil, já o segmento governamental foi indicado pelo Poder Executivo. “A presidente eleita para o biênio foi Adriana Santos de oliveira, chefe do Departamento da Política da Pessoa Idosa da Sejuf”, informou o secretário de Justiça Ney Leprevost.

Os conselheiros que representam as seguintes organizações não governamentais eleitas são: AMAI - Associação Mandiritubense de Amigos dos Idosos; Ação Social do Paraná; Instituto Paranaense de Cegos – IPC; Pequeno Cotolengo do Paraná; Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos de São Vicente de Paulo de Castro; Associação Hospitalar Bom Jesus; Associação São Francisco de Assis; Pastoral da Pessoa Idosa; Associação dos Idosos Aposentados e Pensionistas do Sudoeste do Paraná – IAPPESP; Centro de Excelência à Atenção e Gerontologia – CEGEN; Associação de Proteção ao Idoso de Ourizona; Centro de Convivência da Terceira Idade de Querência do Norte.

O segmento governamental é composto por: Secretaria de Justiça, Família e Trabalho com os departamentos da Política da Pessoa Idosa, Departamento da Assistência Social e Gestão de Fundos; SEAP - Secretaria da Administração e da Previdência; SEEC - Secretaria da Comunicação Social e da Cultura; SEDEST - Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo; SEED – Secretaria da Educação e do Esporte; SEIL – Secretaria de Infraestrutura e Logística; SESA – Secretaria da Saúde; SESP – Secretaria da Segurança Pública; COHAPAR (Companhia de Habitação do Paraná); SETI - Superintendência de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior.

A posse contou com a participação do dr. Antonio Devechi – diretor-geral da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, sr. Antonio Costa, secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, deputada federal Leandre Dal Ponte, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência e representante do Ministério Público do Paraná sra. Rosana Beraldi Bevervanço, dr. Jeferson Abadde, chefe de gabinete da Assembleia Legislativa do Paraná e representando o deputado estadual Cobra Repórter, além de ex-conselheiros do CEDI/PR.

O evento realizado em período integral ainda proporcionou aos novos conselheiros, no período da tarde, uma breve explanação dos conselheiros José Araújo da Silva, Bernadete Dal Molin Schenatto e do atual vice-presidente Jorge Nei Neves, sobre o panorama do CEDI-PR, o papel dos conselheiros e os principais desafios desta importante instância de garantia de direitos. “A proposta desse momento foi realizar o acolhimento do novo colegiado e trazer a dimensão da responsabilidade dos conselheiros frente às demandas de promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos das pessoas idosas no Estado do Paraná”, destacou a presidente Adriana Santos de Oliveira.

(Via Assessoria de Imprensa – Tamara Dalcanale).

GALERIA DE IMAGENS