Secretaria de Justiça faz oficina de Rap para adolescentes da socioeducação 01/05/2021 - 11:05

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho através do Departamento de Atendimento Socioeducativo, por meio do Cense Londrina II, realizou um encontro online que faz parte do projeto Oficina de RAP “Se Liga RAPaz”. O evento contou com a presença do EdiRock, um dos mais importantes artistas do ritmo, rima e poesia do país, um ícone no hip hop, que junto com os demais membros da família Racionais, representa o que existe de mais importante na história do rap nacional.

“Essa diversidade, representatividade e movimento, a partir do trabalho com a integração da música, ritmo e poesia, apresenta uma nova forma de diálogo e reflexão com os adolescentes e profissionais que atuam no ambiente da privação de liberdade”, comentou o secretário Ney Leprevost.

Aproximadamente 470 adolescentes de todas as instituições dos Censes estaduais participaram do encontro. “O projeto vem retirando o rap da “clandestinidade” e trazendo a possibilidade de ampliar o universo e o interesse dos adolescentes por esse estilo musical para uma visão crítica que os aproxima do histórico e do valor do movimento hip hop, enquanto instrumento de reflexão, destacando seu potencial questionador, reivindicatório e transformador”, afirmou o chefe do Departamento de Atendimento Socioeducativo, David Antonio Pancotti.

Conforme o diretor do Cense Londrina II, Amarildo de Paula, “o programa nasceu em meio a pandemia do coronavírus e trouxe proximidade, interlocução, criatividade e aprimoramento das intervenções”. Com a utilização de um dos elementos da cultura do hip hop, o rap, como instrumento de reflexão com os adolescentes, apostando em seu potencial de promover desenvolvimento do pensamento crítico sobre contextos sociais, violências, ideologias, vivências pessoais e suas nuances.

A aposta é que por meio desse projeto, os adolescentes possam produzir sentidos novos e diversos quando olharem de modo mais particularizado para a sua própria realidade.

(Via Assessoria de Imprensa – Tamara Dalcanale).