Secretaria de Justiça promove ações do “Criança Feliz” para incentivar aleitamento materno 03/08/2021 - 19:34

No mês de Agosto, a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho vai intensificar ações para conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. Para isso, a equipe responsável pelo programa Criança Feliz, da Sejuf, está realizando a campanha “Agosto Dourado”, sobre a relevância de alcançar maiores índices do aleitamento materno mínimo.

“A ideia é divulgar a importância do aleitamento materno, assim como capacitar os profissionais que trabalham no Programa Primeira Infância do Sistema Único de Assistência Social”, disse o secretário Ney Leprevost reafirmando que o objetivo é adotar esse procedimento como uma ação padrão de estimulação ao desenvolvimento infantil.

A capacitação é destinada a visitadores, supervisores e coordenadores municipais do Programa Criança Feliz e será realizada na modalidade à distância (EaD), nos dias 10, 17, 24 e 31 de agosto (terças-feiras), das 14 às 16 horas e transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube da Sejuf: www.abre.ai.com/sejuf

A carga horária total é de 20 horas de curso e os participantes que realizarem as atividades propostas após cada palestra, terão direito ao certificado.

De acordo com a idealizadora da campanha, a residente técnica da Coordenação Estadual do Programa Criança Feliz, Karen Alves, “a atenção à primeira infância do Programa Criança Feliz tem como sua finalidade o desenvolvimento integral da criança através de ações de apoio e orientação parental à estimulação precoce atrelada ao fortalecimento de vínculos. É de suma importância somarmos as campanhas a favor da proteção e do cuidado na primeira infância, sendo o aleitamento materno um dos pilares do desenvolvimento infantil físico, motor, nutricional, cognitivo, emocional e social, nos primeiros mil dias de vida da criança” disse.

Abaixo o calendário e aulas para a capacitação:

10/08/21

Palestrantes: Dra. Gisele Reisdoerfer Galina (Secretária Municipal da Assistência Social de Clevelândia, Profª Universitária de Odontologia no Centro Universitário UNISEP); e Psic. Karen Alves (Residente técnica na Coordenação Estadual do PCF, pós-graduanda em Psicologia do Desenvolvimento e em Gestão Pública)

Tema: Necessidade (s) de sucção oral do bebê, mamadeira, chupeta e amamentação: Qual a relação entre tudo isso?

17/08/21

Palestrantes: Dra. Nancy Assad (Pediatra, idealizadora do Programa Cegonha Feliz em Campo Mourão); e Enf. Obstetra Cássia Bardelotti (Enfermeira obstetra na Maternidade Brígida e consultora de aleitamento).

Tema: Como ajudar na amamentação e na superação de dificuldades/desafios do aleitamento.

24/08/21

Palestrantes: Nutricionista materno-infantil e Psicopedagoga Liziane Mery Laufer Rodrigues (Nutricionista na Secretaria Municipal de Educação de Curitiba - atua no “Programa Mama Nenê”, autora de livros sobre introdução alimentar e amamentação).

Tema: Aspectos nutricionais do aleitamento: Leite fraco e outros mitos, como desconstruí-los e evitar o desmame precoce.

Palestrantes: Terapeuta Ocupacional Ms. Vanessa Vargas Bobber (TO no CAPS Infantil de Araucária e no Instituto Florescer Atenção Materno-Infantil); e Fonoaudióloga Fernanda Vilanovas Almeida (AMCIP e Centro de Excelência em Recuperação Neurológica).

Tema: Especificidades do aleitamento materno em bebês prematuros e/ou com deficiência.

31/08/21

Palestrante: Educadora Perinatal e Doula Vivian Nicolli Brenny Pasini; Profissionais da equipe municipal do PCF de Francisco Beltrão.

Tema: Como atua um profissional, não enfermeiro ou médico, no incentivo e apoio ao aleitamento materno?

(Via assessoria de imprensa – Tamara Dalcanale).