Secretaria de Justiça realiza curso de combate a incêndios e técnicas de primeiros socorros para servidores das unidades socioeducativas 09/03/2022 - 12:10

Com a intenção de investir no aprendizado dos servidores das unidades socioeducativas de internação, internação provisória e casa de semiliberdade, a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, por meio do Departamento de Atendimento Socioeducativo e da Escola de Educação em Direitos Humanos (Esedh), realiza neste mês de março o curso “Capacitação em Segurança” para combate a incêndios e técnicas de primeiros socorros. O secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho, explica que a capacitação dos servidores seguem as diretrizes da gestão do Governo Carlos Massa Ratinho Junior e procura estimular o aprendizado.

“Através da parceria com 3º Grupamento de Bombeiros do Estado do Paraná, representados pelo oficial Cristian Dal’Maso, pelo sargento Gustavo Celi Elvira e pelo cabo Júlio Cesar Dinard de Pinho, vamos contribuir com ensinamentos aos servidores para melhorar ainda mais os serviços prestados nas unidades”, afirma o secretário de Justiça, Ney Leprevost.

E complementou: “Neste curso, os servidores aprendem técnicas de combate a incêndios, técnicas de primeiros socorros e evacuação em caso de alguma emergência”.

O curso será realizado em duas etapas:

Até a próxima quarta-feira, dia 9, em Londrina, Maringá, Paranavaí, Santo Antônio da Platina e Umuarama. Na Unidade de Campo Mourão o curso será ministrado entre os dias 15 e 16 de março.

Segundo o aspirante Cristian Dal’Maso, “acreditamos que o processo de formação e aprendizagem deve ser contínuo, pois assim os profissionais poderão contribuir com a formação recebida para além do seu trabalho, isto é, também com a sua família, sua comunidade e acima de tudo com a sociedade paranaense”.

A capacitação – O curso foi estruturado em dois momentos: teórico e prático. No primeiro, ocorreram duas palestras sobre o triângulo do fogo, processos de ignição/combustão, tipos de combustíveis geradores do fogo e tipos de incêndio e suas classes (líquidos inflamáveis), tipos de extintores, indicações e as formas corretas de sua utilização para cada classe de incêndio. No segundo momento, estão sendo realizados exercícios práticos relacionadas as técnicas de combate a incêndios, técnicas de primeiros socorros e evacuação.

Com a finalidade de atender as demais Unidades Socioeducativas do Estado, no mês de junho, as atividades serão desenvolvidas em mais duas regionais: Região 1 – que abrangem os municípios de Curitiba, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Ponta Grossa e na Região 3 nos municípios de Laranjeiras do Sul, Pato Branco, Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu.

(Via assessoria de imprensa – Luana de Moraes)