Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência destaca trabalho realizado pela Sejuf 09/03/2022 - 12:05

O secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cláudio Panoeiro, participou nesta segunda-feira (7) da reunião do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede), vinculado à Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, e destacou o trabalho realizado pela gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do secretário Ney Leprevost.

“O Paraná é um espelho para nós da Secretaria Nacional, muitas das nossas ações se inspiram no trabalho de vocês. Porém, para que esse trabalho vá adiante e cresça, é preciso a participação dos conselhos e também a participação das próprias pessoas com deficiência", disse o secretário nacional Cláudio Panoeiro.

O secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, afirma que o Governo tem garantido a independência dos conselhos e trabalhado em harmonia para dar apoio às ações que a população necessita da assistência do Estado. “Temos o maior respeito por todos os conselhos de direitos e reafirmamos a importância da participação popular em todas as instâncias deliberativas. Por meio dos conselhos, a população exerce sua cidadania”, diz Ney.

No encontro desta segunda-feira, realizado no formato online, a comissão eleitoral do Coede habilitou 21 Organizações da Sociedade Civil para participar da eleição que vai escolher os conselheiros do biênio 2022-2023. As instituições habilitadas foram convidadas a apresentar suas experiências relacionadas à política em prol da garantia de direitos das pessoas com deficiência. 

O chefe do Departamento de Políticas para Pessoa com Deficiência da Sejuf, Felipe Braga Cortes, destacou o apoio que tem recebido na gestão do secretário Ney Leprevost para a construção de políticas públicas e garantia dos direitos das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.

Votação – Ao todo, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência recebeu e habilitou 184 instituições como votantes.  A votação ocorrerá no dia  18 de março, das 10h às 17h,  através do link enviado para o e-mail dos representantes pelas instituições.

Candidatos – A eleição visa contemplar organizações candidatas/votantes ou somente votantes, que atuam nas seguintes áreas: deficiência física; deficiência auditiva e/ou surdez, deficiência intelectual; deficiência visual e/ou cego, transtorno do espectro autista e múltipla deficiência.

 

Conheça as organizações da Sociedade Civil habilitadas na eleição do Coede, biênio 2022-2023

 

- Pequeno Cotolengo do Paraná – Don Orione;

 

- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Maringá;

 

- Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana – ADEFIAP;
 

- Associação Ruth Schrank – Escola 29 de Março;
 

- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Matinhos;
 

- Associação Jacarezinhense de Reabilitação ao Deficiente Auditivo e Atendimento ao Deficiente Visual – AJADAVI;

 

- Associação Medianeirese de Surdos – AMESFI;
 

- Federação Desportiva de Surdos do Paraná – FDSP;
 

- Associação Reviver Down;
 

- Federação das APAE’s do Estado do Paraná – FEAPAES;
 

- Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional – FEPE;
 

- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ibiporã;
 

- Associação dos Deficientes Físicos e Visuais de Francisco Beltrão – ADFV;

 

- Instituto Paranaense de Cego – IPC;
 

- Conselho Regional de Psicologia – 8º Região;
 

- Associação Mantenedora do Ensino Alternativo – AMENA;
 

- Centro Ocupacional de Londrina – COL;
 

- Universidade Livre para a Eficiência Humana – UNILEHU;
 

- Instituo Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais – ILECE;

 

- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cascavel;

 

- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Piraquara.