Secretário Ney Leprevost anuncia retorno do Ônibus Lilás para orientação das mulheres vítimas de violência 03/08/2021 - 16:58

No mês de Agosto, em que se comemora os 15 anos da Lei Maria da Penha, o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, anunciou o retorno às ruas do Ônibus Lilás. A unidade móvel voltou a funcionar semana passada em Campina Grande do Sul e esta semana, terça e quarta-feira, no município de Fazenda Rio Grande.

O Ônibus Lilás é um programa desenvolvido pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, por meio do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher, que oferece orientação contra violência doméstica e familiar, direitos da mulher, orientação psicológica, orientação jurídica e assistência social para mulheres.

“Políticas públicas são importantes para a prevenção e enfrentamento da violência. Os nossos ônibus são preparados para garantir a privacidade e sigilo no atendimento individual das mulheres”, diz o secretário Ney Leprevost.

Para atender a população nos diversos municípios, todos os protocolos de segurança foram adotados para que os atendimentos presenciais aconteçam de forma segura no interior do ônibus, apenas uma pessoa por vez será atendida.

A unidade conta com dois consultórios, onde as mulheres podem fazer as denúncias e são acolhidas pelas psicólogas. As vítimas também recebem orientação jurídica de onde e como podem buscar ajuda. As pessoas atendidas têm acesso a material gráfico para conscientização de seus direitos.

“O Paraná trabalha fortemente para que as mulheres se sintam protegidas, o Ônibus Lilás é mais um instrumento para isso”, afirmou a chefe do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher, Mara Sperandio.

Abaixo a agenda do Ônibus Lilás para o mês de agosto:

03/08 - Prefeitura de Fazenda Rio Grande - das 9h às 17h

04/08- Prefeitura de Fazenda Rio Grande - das 9h às 17h

09/08 - Prefeitura Municipal de Toledo - das 9h às 17h

10/08 - Prefeitura Municipal de Assis - das 9h às 17h

11/08 - Prefeitura Municipal de Formosa do Oeste - das 9h às 17h

12/08 - Prefeitura Municipal de Maripá - das 9h às 17h

13/08 - Prefeitura Municipal de Guaíra - das 9h às 17h

25/08 - Prefeitura Municipal de Medianeira - das 9h às 17h

26/08 - Prefeitura Municipal de Medianeira - das 9h às 17h

30/08 - Rio Branco do Sul - das 9h às 17h

31/08 - Rio Branco do Sul - das 9h às 17h

(Via assessoria de imprensa – Tamara Dalcanale).