Sejuf, Fundação Roberto Marinho e OEI lançam programa de Economia Criativa para qualificar jovens em situação de vulnerabilidade 15/03/2022 - 14:25

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, por meio da Coordenadoria da Juventude, lançou nesta terça-feira (15), o Programa Coliga-digital no Paraná. O objetivo do programa, realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho e a Organização dos Estados Íbero-Americanos, é a oferta de cursos de curta duração no campo da Economia Criativa para jovens com mais de 18 anos, em situação de vulnerabilidade social e econômica, para capacitá-los para o mercado de trabalho.

“Firmamos uma parceria muito promissora com a Fundação Roberto Marinho, Organização dos Estados Íbero-Americanos e o Conselho Nacional da Juventude para implantarmos em nosso estado o Coliga-digital. O Governo do Paraná está empenhado em oferecer oportunidades para democratizar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho”, disse o secretário Ney Leprevost.

Durante o evento de lançamento, o coordenador nacional do Coliga Digital, João Alegria, que é também secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, explicou o projeto político-pedagógico da iniciativa. “O conteúdo que produzimos para orientar aos jovens tem sempre a preocupação da diversidade e da inclusão”, explica João Alegria.

De acordo com Samuel Tives, da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, “ter a oportunidade de fazer um curso com a qualidade do Coliga agrega muito para a formação e para o aperfeiçoamento profissional dos jovens. Especialmente no momento em que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, a qualificação é fundamental. Isso faz uma grande diferença, com certeza”.

Para que o programa chegue até aos jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, que é o principal público-alvo do Programa, será utilizado o apoio dos 26 Centros de Juventude e dos 24 escritórios regionais e o Conselho Estadual da Juventude para divulgação e propagação do Co.liga.

Inscrições abertas – As inscrições são gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas por jovens com mais de 18 anos através do site do Co.liga

O que o Coliga oferece – O Coliga-digital, que está chegando ao Paraná através da Secretária da Justiça, Família e Trabalho, oferece cursos gratuitos, autoinstrucionais e de curta duração segmentados em cinco áreas da Economia Criativa – Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais – além de temas transversais como empreendedorismo, línguas, cidadania e elaboração de projetos culturais, que dão suporte à trajetória dos jovens.