Sejuf capacita técnicos do programa Criança Feliz 22/07/2019 - 17:00

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), capacitou os técnicos dos escritórios regionais e dos municípios que possuem adesão ao programa Criança Feliz. Com carga horária de 40 horas, a qualificação foi realizada por técnicos do Ministério da Cidadania, com foco nas visitações domiciliares semanais às famílias participantes e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários para estimular o desenvolvimento infantil.

Para o secretário Ney Leprevost, além de fortalecer vínculos das famílias atendidas e dar proteção a crianças de até seis anos de idade, aqui no Paraná foi ampliado o atendimento para a chamada segunda infância, até os 12 anos de idade. “Nosso objetivo é apoiar e acompanhar o desenvolvimento integral das crianças e suas famílias, bem como a inserção às políticas e aos serviços públicos”, esclareceu, lembrando a defesa da criança é uma prioridade do governo Ratinho Junior.

Também estão previstos o acompanhamento de mães detentas e seus filhos no sistema prisional e a busca de parcerias com universidades para a inclusão de profissionais de enfermagem e de odontologia no atendimento às crianças.

O coordenador estadual do Programa Criança Feliz Carlos Ricardo Bostelmann Neto disse que  um diferencial do Paraná na execução do programa é a designação de um técnico em cada regional para atuar como multiplicador do Programa. “Os técnicos dos escritórios regionais foram capacitados para dar apoio aos municípios participantes, o que vai permitir uma ação mais ampla e efetiva”, afirmou.

A capacitação foi realizada na Escola de Educação em Direitos Humanos, Palácio das Araucárias, em Curitiba.