Sejuf lança o “Master Job Paraná” em Apucarana, faz inclusão digital dos idosos e fortalece a rede de proteção a crianças 25/02/2022 - 09:48

O secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho, esteve nesta quinta-feira (24) em Apucarana para oficializar a implementação de programas e ações nas áreas do trabalho, crianças e adolescentes e pessoas idosas. Ney explica que a gestão do Governo Carlos Massa Ratinho Junior é parceira dos municípios e o objetivo é aproximar os programas da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho dos gestores municipais, visando a melhoria da qualidade de vida da população.

“Nosso objetivo é levar as programas e projetos da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho até os municípios para que sejam implementadas ações que atendam as famílias na superação da vulnerabilidade social, situação de risco ou violação de direitos”, afirmou Ney.

O primeiro compromisso foi na Agência do Trabalhador, onde o secretário Ney lançou o serviço “Master Job Paraná”, que oferece vagas de emprego para pessoas com curso superior, tecnólogo ou técnico e também encaminhamentos de universitários para vagas de estágio. O projeto piloto começou a funcionar na Agência de Curitiba há um mês e foi um sucesso, com mais de 400 vagas oferecidas. O programa Emprega Mais Paraná, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, também levou oportunidades de emprego para quem está em busca de uma colocação no mercado de trabalho.

“Muitas pessoas terminam a faculdade ou estão à procura de estágio, mas não sabem por onde começar a procura. O nosso objetivo é levar esta oportunidade às Agências do Trabalhador da Secretaria nos municípios do interior e disponibilizar mais esta oportunidade para nossa gente”, explicou o secretário Ney Leprevost.

Na ocasião a Texas Farm Store foi a primeira empresa a fazer adesão ao programa disponibilizando 12 vagas para profissionais.

Participaram da adesão da Agência de Apucarana ao Master Job: o secretário da Indústria, Comércio e Emprego de Apucarana, Edison Peres Estrope, que na solenidade representou o prefeito Júnior da Femac; o gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Neno Leiroz; o presidente da Câmara Municipal de Apucarana, vereador Franciley Poim; o vereador Rodrigo Lievore e a gerente da Regional Apucarana da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Márcia Sousa.

“Em nome do prefeito Júnior da Femac agradeço ao governador Ratinho Júnior e ao secretário Ney Leprevost por escolherem Apucarana para ser a primeira cidade da região Norte do Paraná a receber esta iniciativa que certamente vai fazer a diferença onde for desenvolvida”, disse o secretário Edison Peres Estrope.

Ações para a Infância – Entre as ações realizadas no município, o secretário Ney Leprevost reafirmou, durante a palestra “Diálogos da Infância e da Adolescência: a pedagogia da pandemia e a importância da rede de proteção” realizada pela chefe do Departamento de Políticas para a Infância e Adolescência, Angela Mendonça, a disposição do Governo Carlos Massa Ratinho Junior em priorizar a segurança e o bem estar da criança no Estado do Paraná. “A defesa das nossas crianças é prioridade número um”, disse Ney.

Já Angela Mendonça, disse: “nós falamos para a rede de proteção local, que podem desenvolver programas, projetos e ações de enfrentamento à violência, cyberbulling, atividades culturais e esportivas como forma de prevenção à violência”.

A secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, representou no evento o prefeito Junior da Femac. “Com a pandemia, o estado mental e emocional das pessoas foi abalado. Em Apucarana, o prefeito criou o Comitê Intersetorial de Saúde Mental, que entre as ações desenvolvidas colocou à disposição profissionais da área de psicologia para as escolas da rede estadual, visando a promoção da saúde mental”, disse a secretária.

Curso para idosos - O secretário Ney Leprevost esteve presente também no curso de Smartphone para pessoas idosas, que contou com participação de 70 alunos.  O curso ensina as pessoas com mais de 60 anos a operar os aplicativos básicos do telefone celular.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)