Sejuf libera R$ 10 milhões para Instituições de Longa Permanência e Programas de Capacitação de Idosos no Paraná 31/03/2022 - 16:30

No último dia como secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost anunciou a liberação de R$ 10 milhões para Instituições de Longa Permanência e Programas de Capacitação de Idosos no Paraná, em evento realizado no Palácio Iguaçu. Os recursos são do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Fipar), deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná, e servirão para a manutenção das instituições e desenvolver ações para a garantia da qualidade de vida dos idosos.

“Vamos trabalhar junto ao governo federal, estadual e municípios para articular as ações que precisamos para ter uma rede que garanta a  segurança, moradia, transporte e enfrentamento de violência contra a pessoa idosa. Uma rede de cuidados”, declarou Ney Leprevost.

No evento também foi anunciada a criação da Rede de Atenção e Proteção a Pessoa Idosa para o município de Fazenda Rio Grande.

“A Rede de Atenção e Proteção a Pessoa Idosa é algo que temos citado há anos. O Projeto piloto vai ser executado em Fazenda Rio Grande, uma cidade de médio porte e que tem 19% da população de pessoas idosas”, explicou o secretário.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso e chefe do Departamento de Política para a Pessoa Idosa, Adriana de Oliveira, explica que a pandemia agravou problemas que os idosos já enfrentavam anteriormente. “Trabalhamos por uma vida humanizada. Uma vida que pense um no outro para que a gente dê visibilidade à pessoa idosa, porque a pandemia nos mostrou a invisibilidade da pessoa idosa”.

Presenças - Além do secretário Ney Leprevost, de Justiça Família e Trabalho, o evento contou com a presença de Marco Marcondes, prefeito de Fazenda Rio Grande; do padre José Aparecido, diretor da Ação Social do Paraná; Zé Quirela, prefeito de Quitandinha e do juiz Luciano Falavinha.

(Via assessoria de imprensa – Josias Lacour)