Sejuf promove em Guarapuava a 1ª reunião ampliada e descentralizada do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher 24/06/2019 - 16:50

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) vão realizar a primeira reunião ampliada e descentralizada para promover e ampliar a participação do controle social e fortalecer a construção da Política para Mulheres no Estado do Paraná. Será nos dias 15 e 16 de julho em Guarapuava, com a presença de representantes da área governamental e da sociedade civil organizada,para discutir o tema “Fortalecimento da Política da Mulher e das instâncias municipais de Controle Social”.

Na abertura do evento haverá a realização de reunião ordinária mensal do CEDM. No dia seguinte (16), haverá uma programação extensa, começando pela palestra sobre “Política para Mulheres no Paraná”, com Mara Sperandio, chefe do Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher e Presidente do CEDM/PR. Logo após, a vice-presidente do Conselho Carmem Regina Ribeiro fala sobre a Análise de Conjuntura Nacional sobre os Direitos da Mulher e a Importância do Controle Social.

Mariluz Marques Follmann, líder da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha Fundão, da Associação Heleodoro, vai debater o tema “A Mulher Negra e o dia 25 de Julho”. O dia 25 de Julho é a data escolhida para rememorar a luta das mulheres negras latino-americanas e caribenhas para uma sociedade mais justa. É dia também de relembrar a história de Tereza de Benguela, líder quilombola símbolo da resistência contra a escravização.

A seguir, o relato da experiência de construção da Política Pública para Mulheres no Município de Guarapuava, por Priscila Schran, secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e, após, apresentação do Projeto Florescer, que faz parte da Extensão Universitária do Unicentro Guarapuava, por Ariane Pereira.

São 114 vagas para gestores, técnicos, profissionais da política da mulher e Ministério Público dos municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjal, Palmital, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Turvo e os escritórios regionais de Irati e Laranjal. Também há vagas para representantes governamentais da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), Secretaria da Educação (Sedd), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Casa Civil, Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu), Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral (SEPL), Secretaria do Esporte e Turismo (Seet), Secretaria da Cultura (Seec) e, ainda, para os representantes da sociedade civil organizada: Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado Paraná (Fetaep), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP), Rede Feminista da Saúde/Regional Paraná, Grupo Dignidade, União Brasileira de Mulheres (UBM/PR), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rede de Mulheres Negras/PR, Associação de Entidades de Mulheres do Paraná (Assempa), Federação das Associações de Moradores do Estado do Paraná (Famopar), Federação de Mulheres do Paraná, Central Integrada de Apoio Familiar (Ciaf), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

________

S E R V I Ç O

·         Datas: 15 e 16 de julho de 2019

·         Local: Prédio da Rádio Cultura