Sejuf representa os 27 estados em reunião do Codefat 25/07/2019 - 11:07

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho representou as 27 unidades da Federação na 154ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Fundo de amparo ao Trabalhador (Codefat), nesta terça-feira (24) em Brasília. O chefe do Departamento do Trabalho, Eder Colaço, representou os estados na cadeira do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset).

O principal tema debatido foi o orçamento para o Fundo de amparo do Trabalhador (FAT) para o ano de 2020. O FAT é um fundo especial destinado ao custeio do Programa do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e ao financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico.

Já o Codefat é um órgão colegiado, de caráter tripartite e paritário, composto por representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do governo, que atua como gestor do FAT.

“Os estados querem garantir o maior volume de recursos do FAT possível para o próximo ano”, disse Colaço.

A geração de empregos é uma prioridade no governo Ratinho Junior. Para o secretário Ney Leprevost, o fortalecimento do FAT é importante para ajudar nas políticas de trabalho e renda e para ajudar o trabalhador que perdeu o emprego. “Ao contrário de outros estados, no Paraná estamos conseguindo manter um saldo positivo de vagas. Mas os recursos do FAT são fundamentais não só para ajudar os trabalhadores que perderam seus empregos a sustentar suas famílias como para financiar a expansão do mercado formal diante do novo cenário da economia brasileira”, finalizou.

GALERIA DE IMAGENS