Sejuf vai promover capacitação sobre a não ingestão de álcool durante a gravidez 27/08/2019 - 14:00

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) vai promover no dia 9 de setembro uma videoconferência para os 170 supervisores e visitadores do Criança Feliz, nos 36 municípios que já aderiram ao programa, e, para todos os técnicos dos 24 escritórios regionais da Sejuf. O palestrante será o geneticista Rui Pilotto, que abordará a “Não ingestão de álcool durante a gestação”, devido ao alto índice de alterações que ocorrem em filhos de mães que consumiram álcool durante gravidez.

As Desordens do Espectro Alcoólico Fetal (Deafs) podem provocar malformações, anomalias do sistema nervoso central, atraso no crescimento e prejuízos no desenvolvimento do bebê. Estima-se que cerca de 3 em cada 1.000 bebês nascidos tenham síndrome alcoólica fetal. Entre os sinais e sintomas mais comuns das desordens do espectro alcoólico fetal estão malformações nos ossos da face, microcefalia, déficits de coordenação motora, mau desempenho escolar, atrasos no desenvolvimento da fala, baixo quociente de inteligência, problemas de visão e audição, malformações em coração, ossos ou rins e até morte súbita do recém-nascido.

Participaram da reunião preliminar o professor Tadeu Átila Mendes, chefe do Departamento de Assistência Social; o coordenador Carlos Bostelman, do programa Criança Feliz e o doutor em genética Rui Pilotto, além de assessores da Sejuf.