“Semana Detox Digital Paraná” da Secretaria de Justiça apresentou ações para alertar sobre os efeitos do mau uso das tecnologias digitais 19/10/2021 - 22:10

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) por intermédio do Departamento de Justiça da pasta, realizou na semana “Detox Digital Paraná”, que aconteceu entre os dias 10 e 15 de outubro, ações voltadas à conscientização e prevenção dos efeitos causados pelo mau uso das tecnologias digitais por crianças, jovens e adultos.

Uma das ações foi a abordagem feita por alunos da Unibrasil e da Puc-PR aos motoristas de veículos que transitam pelo Centro Cívico, em Curitiba. Vestidos com fantasia de dois mascotes celulares (verde e rosa), fornecida pelo Instituto Tecnologia e Dignidade Humana, os alunos explicavam de uma forma didática que o uso excessivo das tecnologias digitais pode causar vários problemas, entre eles o afastamento do convívio presencial com a família e amigos. A ação contou com apoio do BPTran, Detran e Setran (Escola Pública de Trânsito) de Curitiba..

Também durante toda semana foram divulgados posts nas mídias sociais da Sejuf para alertar as pessoas que o tempo gasto em frente as telas de computador, celulares e tablets poderia ser aproveitado com a família, para a leitura, para praticar esporte, cuidados pessoais ou simplesmente para descansar.

Para o chefe do Departamento de Justiça da Sejuf, Silvio Jardim, “a receptividade a essa ação foi enorme, com uma repercussão muito positiva ao trabalho do Departamento de Justiça da nossa Secretaria”. Silvio lembrou que também foram divulgados banners dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 3 e 16 (Saúde e Bem-estar / Paz, Justiça e Instituições Fortes) disponibilizados pela Federação das Indústrias do Paraná-FIEP.  

(Via Assessoria de Imprensa – Josias Lacour).